Morador de Foz do Iguaçu, você já respondeu ao Censo 2022? Trabalho segue até janeiro

Os trabalhos do Censo seguirão durante o mês de janeiro para Supervisão e Coleta dos domicílios com moradores ausentes, mas com uma equipe reduzida.

Apoie! Siga-nos no Google News

O IBGE divulgou, na quarta-feira (28), uma prévia do Censo 2022, indicando 286.323 moradores em Foz do Iguaçu. Muita gente questionou os dados, alegando que não respondeu à pesquisa. Os recenseadores explicam que ocorreu um ajuste estatístico para chegar ao número. O importante é que o trabalho continua até janeiro, oportunizando a quem ainda não foi entrevistado participar do censo.

Veja abaixo a explicação preparada pelo IBGE.

O Censo está finalizado em Foz e Região?

Não. Os trabalhos do Censo seguirão durante o mês de janeiro para Supervisão e Coleta dos domicílios com moradores ausentes, mas com uma equipe reduzida;

Como responder?

• Pelo telefone 137. A partir de segunda-feira, o morador pode conferir se houve coleta em sua casa, ou se o censo foi respondido por alguma outra pessoa;

• Haverá equipe em campo, que visitará as casas que estão cadastradas sem coleta do questionário;

• Caso não encontremos os moradores, serão deixados E-tickets, para resposta pela internet;

Qual foi a população encontrada e como se chegou neste número, uma vez que nem todas as moradias responderam?

As casas foram todas cadastradas e onde não coletamos o questionário foi feito um ajuste estatístico pelos especialistas do IBGE, calculando o número de moradores nestas casas, e como resultado, alcançamos 286.323 habitantes, em 100.270 domicílios;

Um ponto bastante notável em toda a região que trabalhamos, foi uma queda da média de moradores por domicílio. Pegando Foz como referência, encontramos 2,83 moradores/domicílio contra 3,22 em 2010, trazendo assim uma taxa de ocupação 12% menor que no Censo anterior.

Quando será realizado o próximo Censo?

O próximo Censo está previsto para 2030, mas há grande importância em realizar uma contagem populacional, como previsto pela metodologia do IBGE, no meio deste hiato de coleta, para eventuais ajustes nas estimativas populacionais que são divulgadas anualmente. Isso depende de aprovação de recursos.

Outro ponto importante seria mudarmos o ano de coleta do próximo Censo, para não coincidir com Ano Eleitoral. 2031 seria ideal, mas isso depende de mudança na legislação.

O IBGE segue fazendo pesquisa?

As pesquisas normais do IBGE seguem e são cotidianas e constantes: Pesquisas Amostrais em domicílios, Pesquisas nas empresas, pesquisas sobre atividade agropecuária, divórcios, nascimentos, óbitos, entre tantas outras;

Agradecemos à equipe do Censo, Recenseadores e Agentes Censitários, imprensa e às prefeituras e instituições que cederam espaços físicos e estrutura para abrigar as equipes, em especial no caso  aqui de Foz ao Colégio Estadual Ayrton Senna e ao escritório regional do INSS.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.