O Itaipu Parquetec confirmou, nesta quarta-feira (30), a data de abertura do Mercado Público Barrageiro, localizado na antiga Cobal da Vila A. O dia escolhido é 26 de novembro de 2024, uma terça-feira.
Leia também:
Morador de Foz pode visitar de graça a Itaipu e mergulhar na história da região
O empreendimento funcionará diariamente, das 10h às 22h, com entrada pela Avenida Araucária, perto do cruzamento com a Avenida Tancredo Neves, na Região Norte de Foz do Iguaçu.
A proposta é reunir, em um único espaço, opções de produtos locais e regionais, empórios com itens típicos de outras partes do Brasil e do exterior, restaurantes, lanchonetes e opções de gastronomia, além de atrações artísticas e culturais.
“Os boxes comerciais do Mercado ofertarão uma grande variedade de produtos. As opções incluem empórios mineiro, gaúcho e árabe; confeitaria e padaria; produtos coloniais; produtos para saúde e bem-estar; hortifrutigranjeiro; e artigos para presentes diversos”, informa o Itaipu Parquetec, em material distribuído à imprensa.
Na parte gastronômica, já estão confirmados estabelecimentos como hamburgueria, pastelaria, choperia, restaurante de comida brasileira e petiscaria, pizzaria, sorveteria e açaí, e restaurante de comida oriental.
O Mercado Público Barrageiro também terá 12 boxes destinados a cooperativas de pequeno porte e associações sem fins lucrativos, que oferecerão itens como artesanato ou produtos da agricultura familiar.
Para Aloísio Quatrin, proprietário do Brasa Burguer, a abertura do Mercado Público Barrageiro representa uma oportunidade de fortalecer a presença da já conhecida hamburgueria na região.
“Estamos muito animados para abrir uma nova unidade do Brasa neste local icônico, que será um ponto de encontro da cidade. Vamos oferecer toda a autenticidade do churrasco em forma de hambúrguer, no ambiente dinâmico e vibrante do Barrageiro”, afirmou.
Antiga Cobal
A completa readequação do espaço, fechado há décadas, foi financiada pela diretoria brasileira de Itaipu, como parte dos esforços para dinamizar setores como o turismo e movimentar a economia local.
“Após muito trabalho, estamos felizes com a abertura do Mercado Público. Acreditamos na gestão competente do Itaipu Parquetec e na capacidade de empreendedorismo dos lojistas. A cidade ganha mais um atrativo, com opções gastronômicas, culturais e de lazer”, destacou Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional.
Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, recordou os desafios até a definição da data de abertura e apontou que o funcionamento do Mercado Público concretizará um antigo anseio da comunidade de Foz do Iguaçu.