Frota era composta por veículos trazidos de Curitiba, que rodavam em linhas da Vila C e do Porto Meira.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou, nesta semana, que a atual frota do transporte coletivo na cidade, operada pela Viação Santa Clara, passará a contar com quatro ônibus articulados, com capacidade para até 160 passageiros cada um. Será o retorno dos “ônibus sanfonados”, que já rodaram por aqui no final da década de 1990.
Na ocasião, o transporte urbano na Terra das Cataratas era feito por quatro concessionárias: Viação Itaipu, Irmãos Rafain, Transbalan e Viação Morena. Os articulados, adquiridos de empresas de Curitiba, chegaram à cidade na segunda metade dos anos 1990, para circulação nas linhas de maior movimento.
O ônibus 750, da Irmãos Rafain, rodava na então Linha 120 (Vila C Sul–Vila Portes–Centro–Porto Meira). O 620, da Transbalan, cobria a Linha 110 (Vila C Norte–Vila Portes–Centro–Profilurb). Já o 1032, da Viação Morena, costumava fazer a linha Vila C–Porto Meira, que passava também pela Vila A e pelo INSS, na Avenida Paraná.
(Nota do autor: não encontrei registros sobre articulados na frota da Viação Itaipu, que atendia à região do Morumbi)
O fim dos articulados iguaçuenses ocorreu no início dos anos 2000, em uma das muitas mudanças no sistema. As imagens aqui publicadas, devidamente creditadas, pertencem a clubes e fóruns de especialistas em ônibus na internet, aos quais agradecemos a preservação dessa importante parte da memória do transporte coletivo.
Em tempo: sabia que Foz do Iguaçu já teve “ligeirinho”, com estação-tubo e tudo? Em um próximo capítulo, recordaremos também essa história.
Comentários estão fechados.