A nova licitação do transporte coletivo de Foz do Iguaçu deverá ser publicada nos próximos dias, e o prestador do serviço, conhecido na primeira quinzena de janeiro. O cronograma foi apresentado pelo secretário extraordinário de Transporte Coletivo, Fernando Maraninchi.
O agente público foi entrevistado no programa Marco Zero. Além do teor do edital, falou sobre alterações que estão sendo discutidas pela prefeitura para o sistema de transporte público. O contrato emergencial, em vigor, terminará no dia 13 de março do ano que vem.
Assista à entrevista:
Conforme Fernando Maraninchi, recente mudança na legislação municipal permite que as contratações sejam com base na tarifa ou quilômetro rodado. Com isso, a gestão poderá avaliar o que é mais vantajoso para a coletividade, para o usuário de ônibus.
“Será vitoriosa, na próxima licitação, a empresa ou consórcio que oferecer um serviço por quilômetro rodado mais barato”, declarou. O menor custo com qualidade e maior número de ônibus são os fatores definidores do critério mais vantajoso, enfatizou o secretário.
“Equação que não é tão simples assim, tendo em vista algumas particularidades da nossa cidade”, disse. O desenvolvimento urbano ocorrido de forma desorganizada, historicamente, cria vazios urbanos e gera loteamentos distantes, pontuou.
Com isso, “tem que se levar estrutura pública que é custeada pelos nossos impostos”, expôs. “O sistema de transporte é complexo, inclui financiamento, trânsito e mobilidade urbana. Por isso estamos conversando com outras secretarias, como Obras e Planejamento.”
Fernando Maraninchi explicou que a atual operadora do serviço, a Viação Santa Clara, poderá participar da licitação, assim como as empresas do Consórcio Sorriso. Isso porque recente decisão judicial anulou os efeitos da caducidade do contrato – a prefeitura recorreu dessa sentença.
“A princípio, as empresas [do Consórcio Sorriso] poderiam participar da nova licitação, sozinhas ou em consórcio com outras empresas”, confirmou o secretário. “O consórcio anterior era formado por três empresas, cada uma delas pode disputar ou se juntar com outras”, pontuou.
O que deve prever a nova licitação:
- pagamento por quilômetro rodado, vencendo a proposta de menor valor;
- contratação passa de 500 mil para 700 mil quilômetros rodados por mês, podendo ser aditivado em 25%;
- prazo de vigência sobe de três anos para cinco anos.
Qualidade do serviço
O Consórcio Sorriso chegou a operar com frota de 134 ônibus, transportando 75 mil passageiros por dia, relatou Fernando Maraninchi. A Viação Santa Clara opera com 84 carros e atende 40 mil usuários do transporte coletivo todos os dias.
Questionado se a nova licitação garante mais ônibus e maior frequência das linhas, o gestor afirmou que a melhoria do sistema deverá vir “racionalizando e criando o sistema tronco-alimentar e tirando as sobreposições”, o que permitirá “colocar mais ônibus nas linhas alimentadoras”.
Em sua opinião, adoção de rotas troncais poderia “melhorar frequência com linhas mais diretas que não fiquem recortando o bairro como hoje”, defendeu. Deu como exemplo linhas do terminal às avenidas principais, como República Argentina, irrigadas por alimentadores.
Entre outras mudanças que estão sendo pensadas, Fernando Maraninchi citou faixas exclusivas para ônibus e abertura de vias para o transporte coletivo, como Avenida João Paulo II e Rua Jorge Sanwais. O uso de vans nos bairros mais distantes e de menor demanda também foi elencado.
[…] Frota inicial de 84 ônibus, a mesma que circula hoje, vigência de dois anos, pagamento por quilômetro rodado de até R$ 9,69 e possibilidade de ampliar a quilometragem no mês são algumas regras da nova licitação do transporte coletivo de Foz do Iguaçu. O edital foi publicado pela prefeitura nessa quinta-feira, 22, como o H2FOZ havia adiantado. […]