Realizado desde 2004 em Foz do Iguaçu, o Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) deu início à edição 2022, nessa quarta-feira (2), com cerca de dois mil participantes vindos de todo o Brasil, Paraguai e Argentina. A programação segue até sexta (4), no Hotel Golden Park Internacional.
A programação do evento, organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e por Itaipu Binacional, engloba mais de 300 atividades, com cerca de 400 horas de palestras, minicursos e workshops ligados ao universo da tecnologia da informação e da comunicação, voltados a especialistas, estudantes, pesquisadores e representantes de áreas públicas e privadas.
Os temas do Latinoware 2022 incluem desenvolvimento de sistemas, soluções tecnológicas de inteligência artificial, robótica, automação, empreendedorismo e negócios, impressoras 3D, educação criativa, privacidade no ambiente virtual e internet das coisas, conforme grade disponível no site https://latinoware.org.
A abertura oficial teve a presença do diretor-técnico-executivo brasileiro da Itaipu Binacional, David Rodrigues Krug; do diretor-superintendente do PTI-BR, Eduardo Garrido; e do palestrante e diretor-presidente do Linux Professional Institute, Jon Maddog Hall, um dos maiores entusiastas do software livre no mundo.
A proposta é difundir e incentivar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia livre nos países da América Latina, além de promover a integração cultural, econômica e tecnológica. Desde 2004, o congresso já recebeu mais de 60 mil participantes e 2.700 palestrantes, sendo considerado um dos eventos mais relevantes da área no continente.
Comentários estão fechados.