
Obra foi concluída no dia 7 de abril de 2021; saiba o que ainda precisa ser feito para ser homologada.
Inaugurado há mais de um ano pelo presidente Jair Bolsonaro, o prolongamento da nova pista do Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, até hoje não recebeu um voo sequer. Apesar de ter sido anunciada como obra acabada, a extensão da pista ainda não foi homologada, por isso, o novo trecho não pode ser usado.
De acordo com a assessoria da CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal, o prolongamento da pista foi feito, no entanto ainda é preciso concluir a implantação de sinalização horizontal e equipamentos de auxílio à navegação aérea pela Infraero. Isso é requisito para a homologação da pista pelos órgãos competentes e início das operações.
A assessoria não informou o prazo ou data prevista para a conclusão dos trabalhos e a posterior liberação para receber voos com a extensão total. A pista foi prolongada em 664 metros, passando de 2.194 metros para 2.858. A inauguração, que também contou com a presença do governador Ratinho Junior, foi realizada em 7 de abril de 2021.
A obra é bastante aguardada pelo setor turístico de Foz do Iguaçu porque com ela em funcionamento a cidade poderá receber mais voos internacionais. O investimento para o prolongamento da pista, estimado em R$ 53,9 milhões, foi resultado de uma parceria entre Itaipu Binacional, Infraero e Governo do Estado. A maior parte, 80%, saiu dos cofres da Itaipu.
[…] Diagrama de rotas da Paranair Inaugurado há mais de 1 ano, prolongamento da pista do aeroporto de Foz está sem uso […]