Na próxima terça-feira (26), às 9h, a Associação Fraternidade Aliança (AFA), entidade que atua no bairro Porto Meira, Região Sul de Foz do Iguaçu, fará a inauguração da última fase do Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli.
Leia também:
Entidade de Foz lança roteiros conduzidos por jovens da comunidade
Na ocasião, com a presença de representantes da entidade, autoridades e membros da comunidades, serão oficialmente apresentados locais como o bloco esportivo, a academia, a estufa de plantas e a estação de trabalho.
Considerado referência no Brasil desde antes de sua conclusão, o complexo atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece, além do tratamento tradicional, terapias como acupuntura, ioga e constelação familiar.
São acolhidas crianças, adolescentes e jovens de 10 a 18 anos incompletos, com necessidades decorrentes do uso, abuso ou dependência química, ou que tenham questões de saúde mental, como pensamentos suicidas, depressão e ansiedade.
A primeira avaliação é feita no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), mantido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O custo total da obra foi de R$ 4,9 milhões, aportados pela Secretaria Municipal de Saúde, emendas impositivas da Câmara Municipal, Justiça Federal, Receita Federal e Itaipu Binacional, que destinou recursos para a compra e instalação de painéis solares, além de apoio para implantação de serviços, aquisição de equipamentos e contratações.
Estrutura do complexo
A estrutura do complexo da AFA compreende salas administrativas, auditório, espaços para atendimento psicológico, terapias, oficinas de arte e artesanato, e cozinha industrial.
Dentro do complexo também fica a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Anna Lapini (UAI), casa para os acolhidos morarem por até seis meses. Agora, estão prontos o bloco esportivo e a academia do Programa AtivaMente.
Também há estação de trabalho do Programa de Ocupação e Renda, incluindo estufa de plantas, e as instalações que dão suporte ao recém-lançado Programa de Turismo Criativo.
Ocupação e renda
Além da casa de acolhimento que atende toda a cidade de Foz do Iguaçu, a AFA oferece atividades de esporte, cultura e lazer para crianças, adolescentes e jovens que moram na região da entidade.
No total, 22 estão participando do Programa de Ocupação e Renda, e 213 fazem parte das atividades esportivas e terapêuticas.
Em uma das atividades, os participantes cultivam hortaliças e vendem para restaurantes, hotéis e pessoas interessadas. Outras ações em funcionamento são as duas opções turísticas que acabam de ser lançadas: a oficina “Sente com a gente” e a experiência “Somos fraternidade, vem sentir”, em que os jovens conduzem os passeios.
Como conseguir atendimento?
Para buscar atendimento no complexo, as pessoas podem ir diretamente à sede, na Rua Malva Rosa, n.º 145, Conjunto Habitacional Bubas, ou entrar em contato pelo telefone (45) 99935-0325.
Outra opção é procurar o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), localizado na Rua João Holler, n.º 580, no Jardim Guarapuava. Os contatos do Capsi são (45) 3521-9561 (telefone) e (45) 98424-5877 (WhatsApp).
(Com informações da assessoria da AFA)