Desde o mês de setembro, os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu têm à disposição um aplicativo para acompanhar, em tempo real, informações como linhas que passam em cada ponto, horários dos próximos coletivos e posição em tempo real dos veículos. De uso gratuito, o CliveBus conta com versões para Android e iOS.
O aplicativo também permite consultar o saldo do cartão de transporte e fazer recargas on-line, informando o número do CPF e a senha de usuário cadastrada no sistema da Viação Santa Clara. Já no caso das recargas físicas, é possível verificar os locais mais próximos para a compra de créditos, que valem R$ 4,50 a inteira e R$ 2,25 a meia (estudantes).
A função mais usada, porém, é mesmo a de pesquisa de horários e localização dos ônibus, que possibilita ao passageiro programar-se para que a espera no ponto não seja tão grande. Para usar, você precisa habilitar o aplicativo a registrar sua localização e ter internet (na falta do 4G, abra o CliveBus com o Wi-Fi de casa ou do trabalho antes de sair).
A navegabilidade pode ser melhorada, mas é simples: você clica no ponto onde pretende embarcar (atenção para não escolher o lado errado da rua), e o aplicativo mostra quais coletivos passam ali e quantos minutos faltam para cada um. Para calcular o tempo, a ferramenta usa a posição atual do ônibus e a demora estimada no trajeto.
Escolhendo a linha que lhe interesse, você pode expandir detalhes como o número do veículo (11058), se há adaptação para cadeirante, quantos minutos faltam para passar no ponto e em que parte do trajeto o ônibus está, selecionando o ícone “Mapa” e ajustando o zoom até visualizar a posição, atualizada a cada 60 segundos.
Desempenho
Funciona? No geral, sim, contudo fatores como engarrafamentos e paradas a mais pelo caminho levam o aplicativo a recalcular para cima o tempo de espera. Além disso, a mensagem de que o ônibus está passando “agora”, exibida quando ele está próximo, não significa exatamente no momento, e sim num intervalo de até dois minutos (corra que ainda dá).
Outro aspecto percebido pelo H2FOZ durante os dias de teste foi que alguns coletivos, talvez mais antigos, não mostram a posição em tempo real. Nesses casos (que ficam fáceis de identificar quando você se acostuma com o aplicativo), o horário de passagem no ponto é apenas uma estimativa, com base na hora de saída e chegada da tabela.
Em outubro, a reportagem fez cerca de 30 viagens consultando a posição do ônibus no CliveBus, em linhas como Interbairros, Três Bandeiras, Três Lagoas Praia e Vila A JK. Apesar de algumas imprecisões e atrasos (já descritos acima), a equipe não perdeu o embarque nenhuma vez, o que já é, de certa forma, um avanço.
Curtimos:
– saber a posição do ônibus ajuda na programação e diminui a espera no ponto;
– as tabelas de horários e itinerários são fáceis de consultar.
Pode melhorar:
– nem todos os ônibus mostram a posição em tempo real no trajeto;
– alguns pontos menos usados não constam ou aparecem só de um lado da rua.
Download do CliveBus:
Android | iOS
Comentários estão fechados.