Um ato pela paz na área de conflito entre palestinos e israelenses será realizado neste domingo, 22, na Praça da Paz, região central de Foz do Iguaçu. Convocada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Lutas pela Paz (Cebrapaz), a manifestação pacífica é aberta a toda a comunidade.
O Cebrapaz defende o fim imediato dos bombardeios e agressões militares a Gaza; interrupção do bloqueio militar; oferta de água, energia e alimentos para Gaza; e uma solução política de paz que promova a segurança do povo palestino.
Os membros do Cebrapaz ainda ressaltam que os ataques israelenses violam as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e princípios humanitários. A investida militar destrói hospitais, casas e escolas, e já deixou mais de três mil mortos e cerca de 11 mil feridos. A comunidade árabe de Foz pede uma solução política e pacífica para o conflito.
Na terça-feira, 17, a comunidade árabe de Foz chegou a realizar um ato pacífico na Praça da Paz após ao ataque a um hospital de Gaza.
Foz do Iguaçu conta com a segunda maior colônia árabe do Brasil, com aproximadamente 12 mil imigrantes e descendentes. Nesse coletivo estão as famílias de palestinos que vivem na cidade – cerca de dez. O primeiro imigrante palestino chegou em 1968.
Lembrando que o ataque ao hospital em Gaza , foi realizado pela Jihad Islâmica, outro grupo de terrorismo. É preciso de Paz , mas não se deve passar “pano” para apoiadores do Hamas disfarçados de apoiadores de palestinos.