Os chamados motoboxes ficam em três cruzamentos e objetivam segurança e redução de acidentes.
Áreas exclusivas para motocicletas em semáforos de Foz do Iguaçu, para a segurança e redução de acidentes, foram concluídas nesta quarta-feira, 28, conforme o Instituto de Transportes e Trânsito. Ao todo, foram implantados 11 motoboxes.
Nesses espaços, o motociclista espera a abertura do semáforo com mais segurança, o mesmo ocorrendo ao retomar o movimento na via. “A expectativa é evitar o conflito entre as motos e os demais veículos quando o semáforo abre, já que elas estarão posicionadas na frente dos carros”, frisa o instituto.
Até o momento, os recuos às motos estão implementados nos cruzamentos da Avenida JK com as avenidas Carlos Gomes, Duque de Caxias e José Maria de Brito. Ficam antes da faixa de pedestre e ocupam um espaço de cinco metros, expõe a Agência Municipal de Notícias (AMN).
“Também foram instaladas placas orientativas indicando o ponto de parada para os demais veículos”, informa a gestão municipal. A intenção é diminuir acidentes com motociclistas, que representaram 61% dos casos graves e 41% dos óbitos no ano passado em Foz do Iguaçu.
Em março deste ano, a Câmara de Vereadores chegou a aprovar uma lei para a implementação dos “bolsões” no município. O mecanismo já vem sendo utilizado no trânsito de outras cidades paranaenses e do país.
Na ocasião, o Foztrans alegou ser desnecessária a legislação, pois a iniciativa já estava consagrada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entretanto, até aquele momento, essa medida de segurança não era implantada em Foz do Iguaçu.
Fase de testes
Os motoboxes, conforme a prefeitura, irão funcionar de forma experimental nos três cruzamentos em que foram instalados. “A ampliação para outros locais será decidida após o período de avaliação desses espaços, que deve durar cerca de 30 dias”, registra a AMN.
[…] Source link […]