Construído no espaço da antiga Cobal da Vila A, o Mercado Público Barrageiro, cuja abertura está em fase de preparativos, terá um mural do artista brasileiro Eduardo Kobra em sua fachada, para valorizar ainda mais o espaço em Foz do Iguaçu.
Leia também:
Mercado Público de Foz do Iguaçu é oficialmente entregue
O desenho fará uma homenagem aos milhares de trabalhadores brasileiros e paraguaios que participaram do processo de construção da usina de Itaipu entre as décadas de 1970 e 1990 (no auge da obra, foram mais de 40 mil).
“É sempre uma oportunidade, quando o meu trabalho é respeitado, quando o lugar é interessante. E aqui a gente está fazendo uma homenagem das mais justas possíveis. Todo mundo fala da usina de Itaipu, mas pouca gente fala de quem a construiu, os barrageiros”, afirmou Kobra, citado pela assessoria de Itaipu.
Desde que chegou à fronteira, na semana passada, o brasileiro já teve a oportunidade de visitar atrativos como as Cataratas do Iguaçu, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e a própria hidrelétrica binacional.
“A gente vê a foto, mas quando a gente chega [na usina] percebe que é gigantesca! Uma obra faraônica mesmo, mais de 40 mil homens para construir. Realmente muito impressionante. Foi muito legal ouvir as histórias, os bastidores”, apontou.
Já Iggor Rocha, diretor-administrativo de Itaipu, avaliou que ter na fachada do Mercado Público Barrageiro uma obra de um artista com projeção internacional pode ser, por si só, um atrativo para moradores e turistas.
“Eu acho que, quando o mural for revelado, a população vai se emocionar bastante. É uma bonita homenagem a um público que ajudou a construir a cidade, ajudou a construir Itaipu. É um ponto de conexão da usina com a cidade”, afirmou Rocha.
A estrutura do mercado já foi oficialmente entregue aos locatários por Itaipu, responsável pela reforma do espaço, administrado pelo Parque Tecnológico Itaipu. A data oficial de abertura ao público será comunicada em breve, com expectativa para setembro.
(Com informações de Itaipu Binacional)
Comentários estão fechados.