O auditório da Fundação Cultural receberá, neste sábado (17), com recepção a partir das 14h, o 1.º Encontro de Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas de Foz do Iguaçu, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. A participação será aberta a todos os interessados no tema.
Leia também:
Morador em situação de rua morre no Jardim Jupira em Foz do Iguaçu
De acordo com a Agência Municipal de Notícias (AMN), o principal objetivo do evento é dar início à construção do Plano Municipal dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas, levando em conta o cenário em que Foz do Iguaçu é não apenas um local de passagem, mas, também, de destino.
“A proposta é ouvir as demandas destes grupos, as principais necessidades, saber quais são os serviços mais utilizados em diferentes áreas como saúde, educação, mercado de trabalho, esporte e lazer, entre outros”, disse o secretário Ian Vargas, citado pela AMN.
Desde 2019, Foz do Iguaçu possui o Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas, formado por representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e entidades. O comitê será o responsável por coordenar as discussões sobre o plano.
Dados da rede municipal de ensino indicam que a Terra das Cataratas tem mais de 800 alunos migrantes ou refugiados matriculados nas escolas e centros de educação infantil. Tal contingente exige a adoção de políticas específicas, em aspectos como aprendizado da língua, socialização e respeito às diferenças culturais.
Comentários estão fechados.