Feirinha Iguaçu: 32 anos com o melhor do artesanato da região

No total, 65 famílias tiram o sustento do comércio; feirantes pedem melhorias na estrutura do local e inclusão na rota turística.

A Feira Iguaçu, localizada na Rua Engenheiro Rebouças, é um ponto marcante na área central de Foz do Iguaçu. Funciona há 32 anos e é o sustento de 65 famílias que trabalham lá. 

Quem visita a feira encontra artesanato, roupas, acessórios, chaveiros, dentre vários outros itens. Os visitantes costumam ser os turistas que passeiam pelo centro da cidade. 

Alguns feirantes contaram até que atenderam pessoas famosas. “Já passaram atores famosos e já atendi o goleiro da seleção paraguaia”, revelou Severiano Leite. Uma das comerciantes, que não quis gravar entrevista, disse que já atendeu uma dupla sertaneja. 

A feira mostra também uma forte característica de Foz do Iguaçu: o acolhimento de quem vem para a cidade.

Eletrônicos vendidos na Feira Iguaçu. Foto: Marcos Labanca
Eletrônicos vendidos na Feira Iguaçu. Foto: Marcos Labanca

A equipe conversou com feirantes provenientes de vários estados e também de outros países, como Paraguai e Cuba. O artesanato se tornou o sustento dessas pessoas. “Estou aqui desde 2001, e minhas filhas já se formaram por conta disso”, realçou Severiano.

Um ponto em comum de todos os relatos é a necessidade de benfeitorias. Os feirantes pedem à prefeitura melhorias na estrutura e, principalmente, um banheiro público. Outro aspecto em comum é a ajuda na divulgação. 

“A feira deveria entrar na rota turística da cidade”, frisou Francisco Chagas, um dos fundadores. A maioria das indicações vem do boca a boca em hotéis, mas estar no roteiro municipal melhoraria muito o movimento.

Turistas passeando na feira. Foto: Marcos Labanca
Turistas passeando na feira. Foto: Marcos Labanca

Resposta da prefeitura

O H2FOZ entrou em contato com a Prefeitura de Foz do Iguaçu em relação a propostas de melhoria para o local. Até a publicação deste texto, não houve resposta.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.