Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas entra com pedido de recuperação judicial

Construtora alega crise econômica decorrente de aumento de custos para embasar pedido de recuperação

Integrante do Consórcio Dalba-Bandeirantes, que é responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), a empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial.

A solicitação foi protocolada no dia 14 de abril, na Vara Empresarial Regional de Ponta Grossa, sob a justificativa de superar uma crise econômico-financeira momentânea.

No pedido, a empresa argumenta que, com a pandemia, a concorrência no mercado aumentou, levando o grupo a conceder mais descontos, o que reduziu ao mínimo os resultados projetados em novas contratações, especialmente em licitações de obras públicas.

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Com a alta dos custos dos insumos, menciona o pedido, e a redução da carteira de obras, “gerou-se resultados negativos progressivos, agravados com o pagamento de taxas de juros elevados, tanto para bancos quanto para os próprios fornecedores”.

Outro problema que a empresa alega é a suspensão de um processo licitatório pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre 31 de janeiro de 2024 e 2 de julho do mesmo ano, resultando no cancelamento em 3 de julho.

A decisão comprometeu ainda mais o resultado da Dalba, causando um prejuízo acumulado acima dos R$ 50 milhões entre janeiro e outubro de 2024. A empresa havia vencido um certame de 15 lotes calculado em mais de R$ 1,5 bilhão.

Fundada em 1999, a Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. é uma empresa familiar com sede em Guarapuava, que atua há 25 anos no ramo de construção civil pesada.

O pedido de recuperação judicial também inclui a Dalba Holding de Participações Ltda., Dalba Concreto Ltda., Consórcio Dalba-Afirma, Consórcio Dalba-Bandeirantes e Consórcio Tamboril.

Ritmo Lento

A empresa já vinha conduzindo a duplicação da Rodovia das Cataratas em ritmo lento e sendo alvo de reclamações, como mostrou reportagem do H2FOZ:

Duplicação da Rodovia das Cataratas segue em ritmo lento –

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em março, a obra atingiu 46,75% de execução e corresponde a um trecho de 8,7 quilômetros entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu.

Está prevista a implantação de vias marginais, passeios, ciclovia, uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, passa-faunas, iluminação com LED e quatro viadutos.

A obra é resultado de convênio entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional, cujo investimento é de R$ 129.663.982,03.

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