Desfile de 7 de Setembro na avenida marca bicentenário da independência em Foz do Iguaçu

Delegação do Paraguai trouxe a homenagem dos vizinhos; evento cívico teve a apresentação de 4 mil estudantes e participação das Forças Armadas e de órgãos de segurança.

Delegação do Paraguai trouxe a homenagem dos vizinhos; evento cívico teve a apresentação de 4 mil estudantes e participação das Forças Armadas e de órgãos de segurança.

O evento cívico em Foz do Iguaçu para celebrar a data oficial de 200 anos da independência do Brasil, neste 7 de setembro, foi durante desfile na Avenida Pedro Basso, na região central. De acordo com a estimativa da prefeitura, cerca de 20 mil pessoas participaram.

A comemoração da data nacional recebeu a apresentação de aproximadamente quatro mil alunos de instituições de ensino públicas e privadas do município, assim como centenas de integrantes das Forças Armadas e órgãos de segurança pública. A delegação do Paraguai trouxe a homenagem do país vizinho.

Data simbólica nacional é de celebração e reflexão – Foto: Christian Rizzi/Prefeitura de Foz

Na cidade, foi o primeiro desfile da independência do Brasil no contexto da pandemia de covid-19. No palanque, os valores democráticos e valor à nação foram evidenciados. “Somos um exemplo de integração. Temos que respeitar as diferenças e nos unir em prol do Brasil”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).

“Uma data que significa muito para todos os brasileiros”, declarou o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Patrício (PSD). “Momentos como este nos fazem lembrar do nosso amor pelo país, do orgulho de ser brasileiro e fazer parte da pátria”, pontuou.

Já Ricardo Oliveira participou da programação para acompanhar de perto a filha, que desfilou junto com a comunidade escolar. “Acordamos cedo. Ela estava ansiosa para desfilar. E eu, além de orgulhoso, também fiquei bastante ansioso para tudo dar certo”, relatou o morador iguaçuense.

A programação do 7 de Setembro foi incrementada devido ao bicentenário nas capitais e em várias cidades do país. Além das celebrações oficiais, várias iniciativas têm inserido no debate público informações que vão além da historiografia oficial, que apontam as contradições e a soma de eventos que enlvem processo, bem como seu impacto na vida social, econômica e cultural do Brasil.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.