Demandas em várias áreas, principalmente na saúde, descentralização de serviços e constituição de um fluxo de atendimento. Essa é a pauta do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso levada aos candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu nas eleições deste ano.
- REPORTAGEM ESPECIAL:
Envelhecer na cidade: vida e desafios da pessoa idosa em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu não integra lista de cidades Amigas da Pessoa Idosa
Idosos: o que está no plano de governo dos candidatos a prefeito
A pactuação inclui 12 medidas prioritárias. E os postulantes também se comprometem em incluir a pessoa idosa nas discussões e decisões que envolvem a implementação dessas políticas, respeitando os seus direitos e valorizando as contribuições desse público para a sociedade.
“O principal objetivo é construir um fluxo de atendimento para pessoas idosas no município”, explica o presidente do colegiado, Sérgio de Paula. Esse vetor partirá do levantamento sobre número de pessoas idosas atendidas nos serviços de saúde e assistência social, nas diferentes modalidades, o que não há hoje.
Com esse fluxo, por exemplo, seria possível determinar a porta de entrada aos serviços públicos para as pessoas idosas, contribuindo para assegurar a prioridade estabelecida em lei. A melhoria da atenção básica em saúde é uma das principais preocupações do Conselho dos Direitos do Idoso.
“E mais espaços de convivência, pois só temos o CCI hoje”, elenca. “Tem que descentralizar esse atendimento, ao menos um equipamento em cada região com atividades regulares”, defende Sérgio.
O conselheiro cita ainda que a entidade está pleiteando à Câmara, no momento da elaboração do orçamento anual, a identificação de valores, fontes e ações governamentais para idosos. A medida facilitaria o controle da execução das iniciativas e a determinação do que é o recurso em prol desse público, já que devido à transversalidade atualmente é mais difícil mensurar a quantia.
Compromisso com a pessoa idosa em Foz do Iguaçu firmado pelos candidatos a prefeito:
- Manutenção do Conselho Municipal da Pessoa Idosa
- Capacitação de organizações da sociedade civil
- Levantamento da população idosa de Foz do Iguaçu
- Incentivo a projetos de atendimento domiciliar para idosos acamados
- Reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Praça da Bíblia
- Criação de grupos de convivência em todas as regiões do município
- Elaboração do fluxo de atendimento à pessoa idosa no município
- Política habitacional para a pessoa idosa
- Ampliação dos recursos destinados à política da pessoa idosa no orçamento municipal
- Promoção de acessibilidade universal em equipamentos públicos e vias urbanas
- Incentivo à prática de atividades físicas e de lazer
- Fortalecimento de ações de saúde preventiva e cuidados continuados
Comentários estão fechados.