A prefeitura publicou no Diário Oficial do Município informações do contrato com a instituição responsável por realizar o concurso da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. O extrato está na edição dessa terça-feira, 20.
LEIA TAMBÉM:
Carro procedente de Foz do Iguaçu é interceptado com R$ 2 milhões em celulares
Operação da Polícia Civil em Foz do Iguaçu cumpre 18 mandados
Responsável por outros certames no município, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) foi a escolhida. O valor estimado do serviço é de R$ 360 mil.
Esse montante, diz o extrato do contrato, é referente a 69% do valor a ser arrecadado com as inscrições. Fica retido, pela gestão municipal, o restante de 31% do volume financeiro que entrar.
A estimativa é a de que o concurso público deva ter cerca de três mil inscritos. A Fundatec terá as atribuições de elaborar o edital, abrir as inscrições e coordenar o certame, ainda sem data definida.
Pelo termo de contratação, serão abertas 50 vagas para novos guardas municipais 3.ª Classe. Além de “cadastro de reserva para suprimento das vagas que vierem a existir”, lê-se na publicação no Diário Oficial.
Longa espera
A Guarda Municipal está há duas décadas sem concurso público. Em abril do ano passado, durante os ataques contra escolas em cidades do país, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) anunciou a criação de uma comissão e prometeu a contratação de cem agentes.
A comissão acabou sendo criada somente no último dia 7 de dezembro. Questionada pelo H2FOZ sobre prazos, no final do ano passado, a prefeitura informou em nota que “as etapas do concurso têm que ser finalizadas até julho [deste ano], para iniciar a escola de formação”.
A Guarda Municipal irá completar 30 anos, sendo parte integrante do Sistema de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, com atendimento direto à comunidade. São equipes de trânsito e tática, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, Gabinete de Gestão Integrada, entre outras.
A corporação soma cerca de 220 guardas municipais, com idade média de 51 anos. A seleção é uma das reivindicações dos profissionais a fim de recompor a estrutura da corporação, além de outras pautas laborais.
Gostaria de me candidatar
Quero muito fazer parte da corporação da guarda municipal