Comunidade vai à sessão itinerante da Câmara e cobra prefeitura

Fila na saúde, obras de drenagem não concluídas e ações no esporte e na cultura foram reivindicadas pelos moradores.

A população compareceu na sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, nessa terça-feira, 19, no Teatro Barracão, e usou o momento para cobrar a prefeitura. Foi a primeira plenária oficial do Legislativo, que seguirá percorrendo bairros e instituições do município.

LEIA TAMBÉM:
Oposição fica com maioria na CPI do Transporte Coletivo
Foz do Iguaçu fica fora das 29 cidades no topo do desenvolvimento no PR

O objetivo da Casa de Leis é aproximar o órgão público da sociedade, reforçando espaços institucionais para o debate de ideias e busca de soluções para melhoria da cidade. As demandas de moradores serão encaminhadas como proposição coletiva dos edis e acompanhadas.

“A presença maciça dos moradores comprova que estamos no caminho certo”, avaliou o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), ao afirmar que se iniciou um momento histórico do Legislativo. “Quando existe a vontade popular e o poder público abre essa oportunidade, temos êxito, como ocorreu nesta terça-feira”, concluiu.

Presidente da Câmara, vereador João Morales comemorou a presença da comunidade – foto: Christian Rizzi/CMFI


A primeira sessão itinerante foi destinada às comunidades dos bairros Jardim São Paulo, Panorama, Copacabana, São Roque, Campos do Iguaçu, Conjunto Libra e demais bairros próximos. A próxima deverá ser realizada no dia 9 de outubro, na região da KLP, Vila A, Lancaster e Curitibano.

Iniciativa importante da Câmara de Vereadores de dar acesso à população de participar, analisou o vereador Rogério Quadros (PTB). “Ficamos muito felizes com essa primeira etapa sendo realizada aqui na nossa região do Grande Jardim São Paulo”, relatou.

Cobranças em várias áreas

Além da pauta da sessão oficial, deliberada pelos vereadores, a plenária volante possibilitou aos moradores apresentarem diversas reivindicações. Os participantes contaram com o uso da tribuna para sugestões, reivindicações e explanações.

Na saúde, foram abordados problemas como o índice de mortalidade infantil e as filas de espera para consultas, exames e cirurgias eletivas. A população cobrou da prefeitura ações efetivas quanto ao aumento da população em situação de rua.

Os pleitos ainda incluem as obras de drenagem não concluídas na região e investimento em esportes e educação, como o recurso para o campo do bairro Três Pinheiros e a construção da Escola Eleodoro Ébano Pereira. Pavimentações e recapeamento asfáltico também integraram a lista.

Outro pedido da comunidade foi por maior atenção da administração à cultura. Para isso, foi citado o Teatro Barracão, que recebeu a sessão itinerante, equipamento público que precisa de investimentos em estrutura, já que uma associação o mantém em funcionamento para a comunidade.

(Com informações da Câmara de Vereadores.)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.