Com obras, Bubiak e Wandscheer põem motoristas em risco

No cruzamento das duas avenidas, 5 carros já caíram em valas; moradores pedem sinalização adequada e redutores de velocidade

Falta de sinalização adequada, valas abertas em áreas de acostamento e intensa movimentação de caminhões de obra nas regiões Leste e Sul de Foz do Iguaçu colocam motoristas em risco.

O trânsito na área foi alterado em razão da construção da Rodovia Perimetral Leste, que corta diversos bairros da cidade. Contudo, no cruzamento das avenidas Felipe Wandscheer e Maria Bubiak, não há sequer placas indicando que o local está em obras.

Nas últimas semanas, cinco veículos caíram nas valas que foram abertas no cruzamento, cuja proteção se limita a cones. Além dos moradores da região, o risco de acidentes é grande para turistas ou para quem não tem hábito de circular naquela área.  

Cruzamento Bubiak e Wandscheer
Valas foram abertas nas laterais das avenidas. Foto: Marcos Labanca

Morador do Cognópolis, Eduardo Martins diz que os carros caem nas valas geralmente quando vão fazer curvas, porque não há iluminação. “O acostamento virou um buraco enorme de mais de dois metros. Se a pessoa se descuidar, ela cai.”

Martins ainda ressalta que, além da falta de placas informando que o local se encontra em obras, a Avenida Maria Bubiak está tomada por buracos. “Uma obra gigantesca começou sem ao menos tapar os buracos da avenida.”

Av Felipe Wandscheer
Obra alterou o trânsito na região. Foto: Marcos Labanca

Outro problema é a ausência de placas e redutores de velocidade no trecho. Por isso, é comum carros passando pelo cruzamento a 50km/h ou 60km/h. Há apenas uma placa de “Pare” com pouca visibilidade.

“A esquina da Felipe Wandscheer com a Maria Bubiak virou uma roleta-russa. Ninguém sabe quem vai parar. Não há acostamento, e as escavações reduziram a largura da via”, frisa Silvia Sonia Silva, também moradora na região.

Velocidade excessiva

De acordo com Silvia, a sinalização foi removida para movimentação do solo, e as placas não foram repostas. Outro problema é que os carros e os próprios caminhões da concessionária circulam em velocidade excessiva.

AV Maria Bubiak
Trânsito é intenso na região. Foto: Marcos Labanca

Outra reclamação vem do Bairro Cataratas (antigo Arroio Dourado). A Rua Itaboraí está cheia de buracos e com muitos pontos afundando nas laterais. A via é perigosa principalmente para ciclistas e pedestres. 

Os moradores dizem que somente os funcionários das obras estão presentes na região. Não há fiscais de trânsito ou guardas municipais.

O que diz o DER

Consultado pela reportagem do H2FOZ, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) informou que o local conta com sinalização provisória de obra em andamento e presença de cones, mas que será reforçada.

O DER também solicitou ao Foztrans a inversão da preferencial para fluir melhor o tráfego por lá.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.