Entrega de itens como canos de PVC, calhas, restos de fios usados em construções e materiais ferrosos poderá ser agendada.
Novidade no programa de Coleta Seletiva em Foz do Iguaçu: as cooperativas que fazem o serviço passaram a incluir, na listagem de materiais recebidos, recicláveis volumosos como canos de PVC, calhas, restos de fios usados em construções e materiais ferrosos. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo 156 Foz ou pelo telefone (45) 99997-2420.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os solicitantes serão mapeados e distribuídos para a cooperativa que atende à região. Os moradores que participarem assiduamente do programa terão a residência identificada por um selo para valorizar a cooperação e credenciá-la como prioritária na coleta de volumosos recicláveis.
“A criação do serviço de ‘cata sucata’ e do selo objetivam incentivar e fortalecer a participação dos moradores na gestão correta dos resíduos, além de possibilitar a destinação adequada de resíduos acumulados nas residências, melhorar a saúde ambiental e aumentar a renda dos catadores e catadoras”, disse a secretária Angela Meira, citada pela assessoria.
Atualmente, o programa de Coleta Seletiva gera renda para cerca de 120 trabalhadores em Foz do Iguaçu, distribuídos em quatro cooperativas. Os materiais coletados com os caminhões são levados até as Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), onde é feito o processo de separação.
Nos bairros do perímetro urbano, a coleta ocorre uma vez por semana, em dias predefinidos (clique aqui para consultar o mapa com o calendário). Além de renda para os trabalhadores, a separação dos recicláveis gera benefícios como o aumento da vida útil do aterro sanitário do município.
Comentários estão fechados.