A partir de agora, o Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) integra oficialmente o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento). A assinatura foi durante evento de comemoração dos dez anos do programa, em Medianeira (PR).
LEIA TAMBÉM: Desenvolvimento de Foz do Iguaçu é pactuado por Itaipu, prefeitura, Codefoz e PTI
A intenção é ampliar a representatividade do território para promover o crescimento das cidades da região, incluindo Foz do Iguaçu, uma das 55 localidades do Oeste. A participação do Codefoz no POD ocorre devido ao conselho iguaçuense ser reconhecido como promotor do desenvolvimento local.
Com o termo, será ampliada a sinergia entre as instituições que atuam na região, por intermédio da integração de ações e projetos.
No instrumento de adesão, representam o Codefoz o presidente, Fernando Castro Alves, e a coordenadora executiva, Edna Rubio, e o presidente do POD, Rainer Zielasko.
O Conselho de Desenvolvimento poderá participar das atividades do programa e indicar membros para as câmaras técnicas. Uma das ações previstas pelo POD é a elaboração de um planejamento integrado para a promoção do desenvolvimento do território do Oeste.
“É um passo importante para fortalecer o Codefoz e o POD. Mas, sobretudo, é a voz da sociedade civil e da comunidade que ganha amplitude em nossa região”, avalia o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “O conselho já participava do programa há anos, e agora formalizamos essa relação que é de ganhos para o Oeste do Paraná”, cita.
“O POD é um ambiente para a discussão coletiva sobre temas que são estratégicos para o desenvolvimento sustentável das cidades da nossa região, o que inclui Foz do Iguaçu”, complementa. “É a governança colaborativa, por meio da participação direta da cidadania”, conclui Fernando.
Desenvolvimento do Oeste
O Programa Oeste em Desenvolvimento foi criado em 2013. Constitui governança territorial regional que busca desenvolver econômica e sustentavelmente o crescimento dos 55 municípios do Oeste do Paraná. A instituição reúne cerca de 60 entidades públicas e privadas, assim como empresas, cooperativas e universidades.
A criação do POD reflete a força e o pioneirismo da Região Oeste no cooperativismo e associativismo empresarial, conceitos que foram a base da formação do programa. Foz do Iguaçu foi a sede da formalização, há dez anos, e para o lançamento à comunidade regional do Programa Oeste em Desenvolvimento.
(Com informações do Codefoz)
Comentários estão fechados.