Na tarde de ontem (2), você leu no H2FOZ que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para a região de Foz do Iguaçu, com validade até esta sexta (3), avisando sobre o risco de chuvas fortes, com acumulado de até cem milímetros.
Leia também:
Cidade do lado argentino tem dia mais chuvoso desde 1956
Não apenas o alerta foi certeiro, como ganhou prorrogação até o meio-dia de sábado (4), devido à continuidade do tempo instável. A projeção é a mesma: chuvas acima da média, com eventuais situações de rajadas de vento e potencial queda de granizo.
De acordo com a estação meteorológica do Simepar, Foz do Iguaçu já registrou, somente nesta sexta-feira (até as 14h), 118.6 milímetros de chuva, volume considerável para um único dia. A faixa mais chuvosa foi a das 10h, com acumulado de 35.6 milímetros.
O boletim do Simepar indica que o tempo chuvoso chegará ao fim neste sábado (4), que poderá ter pancadas apenas no começo da manhã. Para o restante do dia, a projeção é de céu parcialmente encoberto e máxima de 29°C.
Já o site Climatempo prevê que as últimas chuvas, em formato de pancadas, ocorrerão na tarde de sábado, por volta das 16h. Outra fonte consultada pelo H2FOZ, a Metsul Meteorologia, estima somente chuvas fracas para o sábado, com acumulado de 1.3mm.
Simepar, Climatempo e Metsul coincidem em indicar que o domingo (5) será de tempo estável em Foz do Iguaçu e região, com temperaturas entre 21°C e 34°C.
Cataratas do Iguaçu
Às 13h desta sexta-feira, a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 2.010 metros cúbicos por segundo (m³/s), cerca de 50% acima do referencial padrão de 1.500m³/s.
A tendência para as próximas horas é de aumento, tendo em vista as chuvas na bacia hidrográfica do Rio Iguaçu e o registro de vazão próxima a 3.000m³/s na estação Porto Capanema, localizada águas acima.
Comentários estão fechados.