No próximo fim de semana, 17 e 18 de agosto, o Clube Hípico de Foz do Iguaçu promoverá a 1.ª Etapa Ranking CHFI 2024 e a reinauguração da pista principal. A cerimônia marcará a primeira etapa da reestruturação do clube, que garantirá melhor qualidade e infraestrutura.
Para os próximos meses, o clube programou cinco etapas do Ranking Interno, com alunos e sócios. Em 2025, a programação contará com dez etapas de provas internas e a possibilidade de uma prova federada – estadual ou nacional. O clube pretende expandir ainda mais em 2026, quando espera trazer uma prova internacional.
Revitalização
O projeto de reforma teve um custo de R$ 700 mil, dos quais R$ 160 mil foram investidos pela Itaipu Binacional, por meio de auxílio eventual. Para a tesoureira do hípico, Érica Meirelles, essa parceria possibilita “um novo marco para o clube”, que faz um trabalho importante para o hipismo e também para a sociedade, com o projeto da equoterapia.
A pista foi reformada e redimensionada, atendendo a todas as exigências técnicas da Federação Equestre Internacional (FEI), garantindo a segurança dos conjuntos (cavalos e humanos) e o bem-estar dos animais. Assim, o clube se torna apto a receber concursos de salto nacionais e internacionais.
As etapas de revitalização continuam com reformas e manutenções em outros espaços: estábulos, clínica veterinária, picadeiros cobertos, pista secundária e sede social, que abriga o restaurante.
Sobre o CHFI
O Clube Hípico de Foz do Iguaçu é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Fundado em 27 de janeiro de 1981, tem sede na Rua Indianápolis, 580, Vila Carimã, Foz do Iguaçu.
Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o CHFI patrocinou competições de salto internas e externas, recebendo campeonatos nacionais e internacionais. Desde então, recebeu atletas de renome, como Nelson e Rodrigo Pessoa e Doda Mirada.
A estrutura atende a atividades esportivas e sociais, entre elas a equoterapia e equitação lúdica. Segundo a vice-presidente do clube, Leila Regina Santana Gallegario, “o CHFI é pioneiro na atividade lúdica em Foz”. A equoterapia, desenvolvida pela Escola Nosso Canto, conta com um fisioterapeuta, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e um tratador de cavalos.
O CHFI tem uma escola de equitação, com dez cavalos, e ainda a Vila Hípica, com 28 cavalos de propriedade, mantidos por amazonas e cavaleiros que treinam para participar de competições do ranking paranaense e brasileiro.
Comentários estão fechados.