Partiu de Foz do Iguaçu, na manhã deste sábado (18), a carreta gigante que levará, para Santa Catarina, um dos transformadores da usina de Itaipu.
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Com quase 40 metros de comprimento, o veículo precisou de uma logística especial para trafegar pelo perímetro urbano.
O trajeto da carreta gigante, entre Itaipu e a BR-277, incluiu as avenidas Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek. Além disso, foi necessário passar pelas avenidas José Maria de Brito e Paraná para fazer a curva, em processo que levou a maior parte da manhã.
O destino final é a cidade catarinense de Blumenau, a mais de 800 quilômetros de distância. De acordo com Itaipu, a previsão de duração do deslocamento é de cerca de 20 dias, “a depender das condições do tempo e do tráfego nas rodovias”.
Um eixo com 124 pneus sustenta os 39 metros de comprimento da carreta gigante. Um segundo caminhão, engatado na parte traseira do veículo principal, serve como contrapeso e ajuda nas manobras.
No perímetro urbano de Foz do Iguaçu, a passagem teve o acompanhamento de equipes do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A PRF continuará a fazer o resguardo da carreta gigante pelos demais trechos de rodovias federais. Equipes das companhias de energia darão suporte a ações como a elevação ou retirada de fiações durante o caminho.
Conforme Itaipu, o transformador tem 5,5 metros de comprimento, 5,2 metros de altura e peso de 122 toneladas. Sua função é elevar tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu de 18 kV para 500 kV.
Manutenção corretiva
Em material enviado à imprensa, Itaipu informa que o envio da carreta gigante com o transformador para a fábrica em Santa Catarina ocorre “devido a uma anomalia identificada precocemente pelas equipes de manutenção”.
“A execução do serviço na fábrica, fora da usina, deve-se ao fato de os procedimentos de desmontagem e montagem do transformador serem complexos e exigem uma grande estrutura e mão de obra especializada”, detalhou o superintendente-adjunto de Manutenção de Itaipu, Marco Aurélio Siqueira Mauro.
“Além disso, existem ensaios elétricos específicos que serão realizados no transformador, após a montagem, que não são exequíveis na usina”, complementou Mauro, mencionando que a expectativa de retorno da peça é para 2026, novamente com a carreta gigante.
Sem parada na produção
A usina de Itaipu tem 60 transformadores, três por turbina, ademais de seis equipamentos sobressalentes. O aparelho que está em deslocamento com a carreta gigante foi substituído por um dos transformadores de reserva.
Antes da peça em si, Itaipu encaminhou para a fábrica em Blumenau 32 mil litros de óleo, usados no equipamento, bem como dois outros veículos com peças acessórias (trocador de calor, buchas, bombas e válvulas, entre outras).
(Com informações de Itaipu Binacional)