Um caminhão-baú de uma empresa brasileira de transportes, que levava uma carga de peixes para São Paulo (SP), ficou “enroscado” nas obras do futuro viaduto da BR-469 com a Rodovia Perimetral Leste, na manhã desta terça-feira (27), em Foz do Iguaçu. Apesar do susto, felizmente, os danos foram apenas materiais.
Leia também:
– Obra da Rodovia das Cataratas somou R$ 15 milhões – confira o andamento
– Ponte da Integração e Perimetral Leste: veja o andamento das obras
De acordo com pessoas que passavam pelo trecho no momento do ocorrido, o trânsito teria sido desviado para a parte central do canteiro de obras, embaixo do viaduto, devido a um acidente envolvendo duas motos. Ao tentar passar, o caminhão-baú ficou preso, raspando a parte superior da carroceria refrigerada.
Como a área ainda está em obras, não havia placa indicando a altura máxima permitida. Por essa razão, moradores de Foz do Iguaçu questionaram na internet a viabilidade do projeto, uma vez que a BR-469 é ponto de passagem frequente para caminhões e veículos altos como ônibus de turismo.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no entanto, o problema ocorreu porque o trecho não está liberado, com o futuro viaduto atendendo às especificações necessárias para garantir a fluidez do trânsito no local, popularmente conhecido como Trevo da Argentina.
Por volta das 12h45, o caminhão foi removido debaixo do viaduto e reconduzido à pista de rolamento. No início da tarde, o trânsito fluía normalmente no entroncamento, que é bastante trafegado por moradores e turistas e exige atenção máxima dos motoristas (especialmente no período noturno).
Se foi desviado porque não havia sinalização quanto a altura, no Brasil sempre assim esperam dar as merdas para depois tomar alguma providência.
Infelizmente ainda constroem viadutos baixos e caminhão ? baú com altura superior ao permitido porque não existe órgãos fiscalizadores para que haja coordenação entre as fábricas e as normas governamentais verdadeira absurdo incompatibilidade absurda só no Brasil