A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei n.º 101, que visa à implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para motocicletas nas vias que possuem maior fluxo de veículos em Foz do Iguaçu. São os chamados “bolsões” à frente dos veículos e no limite da área de contenção nos semáforos.
LEIA TAMBÉM: Ciudad del Este recebe primeiro ônibus elétrico do transporte coletivo
A matéria é de autoria do vereador Dr. Freitas (PSD) e vai à sanção do prefeito Chico Brasileiro (PSD). Para ele, a medida, já adotada em outras cidades paranaenses, a exemplo de Ponta Grossa (PR), deve contribuir para a segurança no trânsito e melhorar a fluidez do tráfego. O proponente cita o grande número de motocicletas no trânsito da cidade, que ainda tem a adição dos veículos fronteiriços.
“Devido ao grande fluxo de motos que temos em Foz do Iguaçu, com os mototáxis também que temos, as motos ficam muito aglomeradas”, defendeu o edil. “A frequência de acidentes com motos é grande e acaba desaguando tudo no hospital”, pontuou Dr. Freitas, advogando em defesa do projeto.
Autarquia municipal, o Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans) afirmou que a sinalização dos bolsões já está prevista em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a tal legislação local. Porém, até o momento, essa medida de segurança não foi implantada no município.
Em nota, diz o Foztrans que a “competência para legislar sobre questões de trânsito e transporte é exclusiva da União”. Sem informar data para a efetivação, o instituto declarou que está na programação a “implantação dessa sinalização em alguns cruzamentos da cidade”, com a ampliação para outros pontos a depender dos resultados.
Aqui em Araçatuba já têm faixa pra motos logo atraz das de pedrestes a mais de 10anos.
[…] […]