A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a pactuação para a instalação de barreiras na BR-277, em Foz do Iguaçu, para conter a prática de fura-fila no acesso à Ponte Internacional da Amizade. Motoristas, auxiliados por flanelinhas, fazem manobras perigosas nessa área.
Conforme a instituição, a intervenção será feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela infraestrutura da via. Os obstáculos serão colocados entre os quilômetros 729 e 730 da rodovia.
A informação foi comunicada à imprensa nesta segunda-feira, 22, por meio de um vídeo. A chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF em Foz do Iguaçu, agente Guerro, explicou as medidas adotadas para dar mais segurança no trecho.
A policial rodoviária federal disse que condutores utilizam a parte gramada na área perto da Ponte da Amizade para fugir das filas que se formam. E enfatizou que não será impedida a entrada para o Jardim Jupira.
“O DNIT atendeu ao nosso pedido, e serão colocadas barreiras na rodovia”, expôs a PRF Guerro. “Quero esclarecer, também, que o acesso da BR-277 ao bairro Jupira não será fechado”, frisou.
Conforme a PRF, há algum tempo são requeridas soluções na região para elevar a segurança viária e impedir os fura-filas. Na semana passada, a corporação deflagrou a Operação Caranguejo, para coibir a prática, em que um homem foi preso e dois adolescentes apreendidos.
“Para furar a fila, alguns motoristas, com a ajuda de ‘flanelinhas’, usam um acesso ao bairro Jardim Jupira”, descreveu a PRF na ocasião. Com essa manobra, retornam à rodovia de marcha à ré, colocando-se em risco, assim como os demais usuários da rodovia.
Melhorias para pedestres
Em abril, foi o Ministério Público Federal (MPF) quem cobrou do DNIT obras de melhoria para usuários e pedestres no acesso à Ponte da Amizade. A recomendação ao órgão inclui a implantação de estrutura como calçadas, guarda-corpo, passarela e sinalização na cabeceira da ponte, na fronteira.
O MPF enumerou os itens pleiteados:
- que o DNIT inclua no orçamento de 2024 recursos para obras, para a implantação de alternativas tecnicamente adequadas para a segurança dos pedestres e usuários da BR-277;
- as obras devem ser executadas e concluídas no prazo de 180 dias, após a liberação dos recursos;
- os serviços devem incluir calçadas, guarda-corpo, passarela ou sinalização, no acesso à aduana brasileira, na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, especialmente no trecho final de cerca de 800 metros da BR-277;
- o DNIT deve instalar proteção da passarela localizada no quilômetro 724 e construir uma passarela entre os quilômetros 729 e 730.
Vai faltar on policiamento na área pois quando tem os policiais ficam no celular.