A prefeitura espera concluir a instalação dos tubos de alta densidade, que integram as obras da Avenida JK em Foz do Iguaçu, até o próximo dia 20. As peças, de 12 metros cada uma, fazem parte do sistema de drenagem do projeto.
A informação é secretário municipal de Obras, Cezar Furlan, que recebeu empresários estabelecidos na região da avenida, preocupados com o impacto no movimento comercial. A reunião ocorreu nessa segunda-feira, 18.
O relatório de execução apresentando pela Secretaria de Obras afirma que foram atingidos 40% do cronograma, ante meta inicial de 25%. A pasta sustenta que o acesso aos comércios da região das obras não será prejudicado, com a adoção do sistema de meia pista.
Empresários da região temem a redução do movimento nas lojas e empresas, com o público evitando trechos em obras. Citam que, com planejamento, as intervenções poderiam ocorrer fora do período de movimento para compras de fim de ano. Em agosto, foram entregues várias sugestões ao poder público.
Tubos de alta densidade
A prefeitura anunciou que serão utilizados 64 tubos de alta densidade, a fim de dar melhor escoamento à água da chuva. A promessa é que, com a instalação desses materiais, seja solucionado o problema de alagamentos na Avenida JK.
“O novo sistema de drenagem permitirá um melhor gerenciamento e escoamento da água da chuva, solucionando o problema histórico de alagamentos da via”, informou a gestão municipal. “O objetivo é controlar o transporte, a retenção, o tratamento e a disposição final da água, de modo a minimizar os problemas causados pelo excesso de chuva.”
Avenida JK
A revitalização da avenida, uma das principais de Foz do Iguaçu, ocorre com recursos da Itaipu Binacional, sendo efetivada pela prefeitura, por meio do Consórcio Nova JK, que venceu a licitação. Os serviços incluem:
- novo sistema de drenagem pluvial entre o viaduto da BR-277 e a Avenida Carlos Gomes, na região da Vila Portes;
- recapeamento de toda a Avenida JK, do viaduto até a Avenida Jorge Schimmelpfeng, no centro;
- reforma e adequação do canteiro central da avenida, para possibilitar a construção de uma ciclovia e pista de caminhada, além de nova iluminação e mobiliário urbano na área revitalizada.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)