Afinal, terá concurso público para a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu?

Há 20 anos não é realizada nova seleção para a corporação, apesar de recorrentes promessas.

Durante ataques contra escolas ocorridas em outras cidades, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) prometeu melhorias na segurança das instituições de ensino em Foz do Iguaçu. Uma delas foi o concurso público para a Guarda Municipal (GM), o que não acontece há vinte anos.

LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal: defender extinção é escolher saída fácil para problemas de gestão
Extinguir, procurador? Guarda Municipal realizou mais de 100 mil ações em 2021

Na ocasião, o prefeito afirmou que “a proposta é contratar inicialmente 100 agentes de segurança”, conforme veiculou a Agência Municipal de Notícias. E também seria aberto o cadastro reserva para mais cem servidores para a função.

Depois de sucessivas cobranças da comunidade e de agentes públicos, a prefeitura acaba de enviar para a Câmara de Vereadores o projeto que ajusta a legislação, o que possibilitará, depois, a realização do concurso. O texto será lido nas sessões da próxima semana e encaminhado para as comissões.

Guarda Municipal

A alteração trata do novo estatuto dos servidores públicos municipais e visa a atender, conforme a gestão, a outras normas que estão em vigor. “O objetivo é ajustar a legislação vigente para a deflagração do processo de concurso público para o cargo de guarda municipal”, informa a mensagem.

A corporação soma 219 guardas municipais, com idade média de 51 anos, atuando integrada às demais forças de segurança pública. A seleção é uma das reivindicações desses servidores. Recentemente, membro do primeiro escalão da administração de Chico Brasileiro chegou a sugerir a extinção da GM, o que foi rechaçado pela comunidade.

Cobranças

Em agosto, antes de receber o projeto que possibilita o concurso público, o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), havia cobrado informações sobre a abertura do processo de contratação. Ele reforçou a necessidade de reposição do quadro.

O requerimento questionava o motivo da ausência de “avanços ou ações visíveis” e as atas dos trabalhos da comissão anunciada pelo prefeito para conduzir o assunto. Requeria as medidas concretas adotadas e maior transparência.

Antes, em março, fora o vereador Marcio Rosa (PSD) quem exigiu de Chico Brasileiro a realização de concurso público para a Guarda Municipal. Ainda em 2021, a mesma cobrança foi feita pelo vereador Dr. Freitas (PSD). E, no mesmo ano, o Legislativo realizou audiência pública para tratar de questões atuais e do futuro da Guarda Municipal, por iniciativa de João Morales.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Wander Diz

    Que notícia maravilhosa!
    Estou estudando faz tempo para esse concurso

  2. Márcia Da Silva Lima Diz

    cho que vão enrolar e quando fizerem ,nem vão chamar ,igual o da aérea da saúde, fizeram e dá p contar nos dedos atos profissionais chamaram .só p enganar o povo.

Comentários estão fechados.