Propostas visam a atrair investimentos e a gerar empregos e renda no município.
O Acelera Foz enviará sugestões para o desenvolvimento econômico do município à Câmara de Vereadores, que poderão ser convertidas em projetos, atualização da legislação e demandas a serem defendidas pelo Legislativo. As propostas começaram a ser definidas em reunião da Coordenação Estratégica, sexta-feira, 5.
A medida representa a continuidade do diálogo entre as instituições da sociedade civil organizada e os parlamentares da nova legislatura. Antes da posse dos vereadores, em dezembro de 2020, foi realizado um encontro em que foram apresentadas as ações prioritárias para o crescimento de Foz do Iguaçu.
Entre as proposições discutidas estão a efetivação do fundo de desenvolvimento econômico, revitalização de áreas urbanas para fomentar o turismo e a qualidade de vida dos moradores, e capacitação profissional. A regulamentação de concessões para atividades em espaços públicos também está na pauta.
As formulações ainda abrangem a melhoria da sinalização visual, ampliação da lei de inovação, incentivo ao setor de biotecnologia e política de compras exclusivas para fornecedores locais. Formas de estímulo a empresas de tecnologia e criação de condomínio empresarial e industrial fazem parte das medidas estudadas.
“Não podemos perder tempo, temos que alavancar a retomada do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu, atrair investimentos, gerar vagas de trabalho e renda”, afirmou Mario Camargo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz). “Precisamos de todas as instituições alinhadas a esse objetivo”, completou.
Consultor do Sebrae, Marcelo Padilha explica que inicialmente foi solicitado o envio de propostas por organizações da sociedade civil, órgãos de classe, conselho de desenvolvimento e lideranças públicas e empresariais. As proposições iniciais foram discutidas na reunião do Acelera Foz, e novas sugestões foram incorporadas.
“A apresentação das propostas de desenvolvimento econômico ao Legislativo foi definida em dezembro do ano passado, em um primeiro encontro com a nova legislatura”, rememorou. “O que estamos elaborando são propostas com o entendimento da sociedade civil para fomentar a economia da cidade”, completou Marcelo.
Acelera Foz
Parte do plano de retomada econômica da cidade, o programa tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, ACIFI e Conselho Municipal de Turismo.
Comentários estão fechados.