Semana da síndrome de Down em Foz promove debates sobre inclusão e troca de experiências

Os objetivos são combater o preconceito e fomentar a compreensão acerca dos direitos das pessoas com a síndrome.

Com atividades gratuitas para a comunidade, Foz do Iguaçu promove a 4.ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down, de segunda-feira a sábado (20 a 25). A programação acontece no auditório da Unila – Jardim Universitário, ao lado da Unioeste/Foz, sempre com início às 19h.

A iniciativa marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído em 21 de março. Os objetivos da semana são combater o preconceito e fomentar a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e população em geral sobre os direitos das pessoas com a síndrome.

O evento, com troca de experiências, estimula a inclusão e a busca de oportunidades à pessoa com síndrome de Down em áreas como educação, saúde, trabalho e qualidade de vida. As inscrições e a programação completa estão na página do evento.

A Semana da Síndrome de Down é especialmente voltada para estudantes e trabalhadores das áreas de educação, saúde e assistência social, pessoas com deficiência intelectual e familiares. A abertura será feita pela psicóloga Carla Biancha Angelucci, docente da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora e promotora dos direitos das pessoas com deficiência.

O Grupo de Famílias Unidas pela Trissomia do 21 fará um balanço do evento e a organização das pautas de reivindicação dos direitos das pessoas com síndrome de Down na cidade de Foz do Iguaçu. Essa abordagem ocorrerá no encerramento da programação.

Clique e veja a programação completa.

Semana em Foz

A Semana da Pessoa com Síndrome de Down é um projeto de extensão realizado por docentes da Unila, com o apoio da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd). Realizada desde 2018, conta com participação da Associação Famílias Unidas pela Trissomia do 21.

Dia internacional

O dia 21 do mês 3 é a data para abordar, falar e disseminar informações sobre a síndrome de Down, uma alteração genética em que a pessoa tem três cromossomos no par 21, e não dois, como o usual. Assim, é também chamada de trissomia do cromossomo 21 ou T21.

A alteração cromossômica foi observada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra britânico John Langdon Down, sendo a mais comum entre os humanos, informa a Agência Brasil. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi formalizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.

Em 2021, o Paraná aprovou a Lei n.º 20.599, que institui o Dia da Valorização das Pessoas com Síndrome de Down, a ser realizado anualmente em 21 de março. A norma estabelece uma data de conscientização e de ações no campo da síndrome de Down. A semana em Foz do Iguaçu integra essa mobilização por inclusão, respeito e disseminação de informações.

4.ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down
Data: de 20 a 25 de março, a partir das 19h
Local: Unila – Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000)
Entrada: gratuita

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.