Jovem que complete 16 anos até 2 de outubro pode inscrever-se e votar para presidente, governador, deputados e senadores.
Mesmo não sendo obrigatório para quem tem menos de 16 anos, o voto é um direito e uma forma de ajudar a decidir sobre o futuro do país. É por isso que instituições e a Justiça Eleitoral estão reforçando o chamado para que adolescentes façam o título para votar neste ano.
Quem tem 16 ou 17 anos, ou completará 16 até a data da eleição, que é 2 de outubro, tem até quarta-feira, 4, para obter o documento de cidadania. O prazo é o mesmo para quem mantém pendências de pleitos anteriores e precisa fazer a regularização. A data não será prorrogada.
O serviço está disponível pela internet (clique aqui), sem que a pessoa precise sair de casa. Os cartórios eleitorais de cidades com mais de cem mil votantes, caso de Foz do Iguaçu, estão atendendo presencialmente em horário ampliado, a partir das 9h, até quarta-feira.
“A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações”, informa o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “Tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado”, completa.
Em outubro deste ano, o eleitor brasileiro vai às urnas para escolher presidente e governador. Também serão eleitos senadores e deputados federais e estaduais.
Comentários estão fechados.