A emissão de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no primeiro semestre de 2023, já supera o total do ano de 2022. O levantamento é da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).
LEIA TAMBÉM: Estado promove triagem para cirurgia com 200 pacientes em Foz do Iguaçu
Foram 5.476 documento emitidos de janeiro a junho deste ano, contra 3.800 em todo o ano passado. Em relação ao primeiro semestre de 2022, o aumento supera 300%, registra a Agência Estadual de Notícias (AEN).
A Carteira do Autista é uma iniciativa do governo estadual. Ela garante direitos e prioridade de atendimento em serviços públicos e privados em todo o Paraná, podendo ser solicitada gratuitamente de forma 100% on-line: www.carteiradoautista.pr.gov.br.
E são feitos mutirões em todo o estado para a emissão, explica a secretária em exercício da Sedef, Luiza Simonelli. “O número deve ser comemorado, mas também sabemos que existem muitas pessoas que ainda não possuem o documento, que é muito importante para a vida social.”
Carteira do Autista
O documento é regulamentado por lei federal. Possui dados e informações tanto da pessoa com o espectro autista como dos responsáveis. Todos os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a carteira.
Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimir a sua Carteira do Autista, explica a AEN.
Comentários estão fechados.