Comunidade elege conselheiros tutelares em Foz do Iguaçu neste domingo

Morador com título de eleitor pode votar entre 29 candidatos a “guardiões” dos direitos da infância, em urna perto de casa. Assista à entrevista.

Direitos negligenciados, casos de violência, falta de vagas na educação ou omissão no atendimento em saúde são algumas situações em que o conselheiro tutelar atua. Neste domingo, 1.º, Foz do Iguaçu irá eleger 10 “guardiões” do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suplentes.

LEIA TAMBÉM: Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu divulga início da campanha para eleger 10 membros

A eleição para o Conselho Tutelar é por voto direto da população, em que participam pessoas com título eleitoral e em dia com a Justiça Eleitoral. Coordenadora da Comissão de Eleição, Andressa Trevisan concedeu entrevista sobre o pleito no programa Marco Zero.

Clique aqui e assista à entrevista completa.

São 29 candidatos/as iguaçuenses, respeitando as vagas para pessoas com deficiência e afrodescendentes. Todos os demais serão suplentes, explicou a responsável pela consulta. As urnas usadas são as de pleitos eletivos oficiais, eletrônicas, distribuídas pelas cinco grandes regiões da cidade.

Conforme Andressa, foram 225 postulantes inscritos, dos quais mais de cem fizeram a prova de conhecimentos, resultando nos atuais 29 concorrentes. Os eleitos pelo voto da comunidade neste domingo, a terceira etapa do processo, ainda passarão por um curso de formação.

“O Conselho Tutelar é o órgão que promove e garante os direitos da criança e do adolescente. É autônomo e independente, tem o poder de requisitar serviços e promover ações”, expôs. “E fiscaliza os atendimentos de todas as políticas públicas, da assistência social à saúde”, completou.

Andressa Trevisan: “O Conselho Tutelar é o órgão que promove e garante os direitos da criança e do adolescente
Andressa Trevisan: “O Conselho Tutelar é o órgão que promove e garante os direitos da criança e do adolescente” – foto: Alexandre Palmar


Postulantes a conselheiro tutelar foram sabatinados quanto às suas experiências e visões do cargo. A coordenadora do pleito destaca a importância da participação de adolescentes nesse encontro. Além de conhecer mais os candidatos, os jovens puderam esclarecer dúvidas.

Ainda de acordo com Andressa Trevisan, a população deve envolver-se no processo de escolha e participar. “Agora é o momento de conhecer de fato quem são os profissionais que estão se colocando à disposição para essa atividade e fazer a escolha”, orientou.

“Quanto mais a população participar, mais democrático será o processo e teremos uma escolha verdadeiramente popular”, pontuou a operadora dos direitos da criança e do adolescente em Foz do Iguaçu. Seu pedido é para que o morador converse em casa, com os vizinhos, escolha o/a candidato/a e vote.

Para votar

Pode votar todo cidadão maior de 16 anos, que resida em Foz do Iguaçu e esteja em dia com a situação eleitoral. É um voto apenas e no candidato, em somente uma urna. O eleitor deve apresentar o título de eleitor físico ou pelo aplicativo e um documento oficial de identificação com foto.

A votação neste domingo, 1.º de outubro, irá das 8 às 17 horas, em cerca de 60 locais distribuídos em bairros que cobrem todas as regiões da cidade. A lista completa das urnas, inclusive com endereços, pode ser acessada aqui.

Os dez conselheiros tutelares eleitos irão dividir-se nas duas unidades do Conselho Tutelar em Foz do Iguaçu. Eles atuarão profissionalmente durante 40 horas por semana, mediante remuneração de R$ 5.202,45, custeadas pelo orçamento municipal.  

Relação de candidatos/as

Arte: Divulgação/CMDCA
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.