Na última edição da Carta ao Leitor em 2024, começamos com um agradecimento: muito obrigado a você que acompanha o H2FOZ em Foz do Iguaçu, região fronteiriça e além.
Leia também:
Proteção animal cobra fiscalização para coibir fogos barulhentos na virada
São comuns, nessa época do ano, os exercícios de futurologia. Ao contrário de fazer previsões, no entanto, queremos apontar algumas tendências que, provavelmente, marcarão o noticiário da fronteira em 2025.
De imediato, destaque para a política. Tomarão posse, em 1.º de janeiro, o novo prefeito, o vice e os 15 vereadores de Foz do Iguaçu. Na sequência, será a vez dos secretários, diretores das autarquias e cargos comissionados.
A transição entre o atual prefeito e o próximo, ao que tudo indica, foi harmoniosa. Mesmo assim, é natural esperar que, nos primeiros meses, ocorram tropeços e mal-entendidos, resultantes das mudanças de direcionamento e de pessoas no primeiro escalão.
Outro tema de grande expectativa em Foz do Iguaçu, ligado diretamente à política, é a conclusão de obras como a Perimetral Leste e a duplicação da Rodovia das Cataratas, estimadas para os últimos meses do ano.
E a Ponte da Integração? Será que abre? Por pura prudência, preferimos não arriscar um palpite. Já o aeroporto poderá recuperar voos internacionais, pois a homologação do prolongamento da pista deverá ocorrer já nos próximos meses.
Turismo em Foz do Iguaçu
Em 2025, o turismo de Foz do Iguaçu espera ultrapassar, pela segunda vez na história, a marca de dois milhões de visitantes nas Cataratas.
Para que isso ocorra, no entanto, dois fatores serão cruciais:
– a cotação do dólar, que afeta as decisões de turistas nacionais e estrangeiros e gera impacto, também, no turismo de compras na fronteira; e
– a recuperação da economia argentina, uma vez que os argentinos são o principal público externo dos atrativos de Foz do Iguaçu.
Vai e vem das cotações
Ainda no campo das cotações, será interessante seguir os efeitos das interações entre real, dólar, peso e guarani no comércio local, pois mexem no equilíbrio dos preços. A alta do custo de vida na Argentina e o fortalecimento do guarani poderão trazer novos consumidores para a Terra das Cataratas.
Já a desvalorização do real, se mantida, terá efeitos negativos para os brasileiros que estudam medicina no Paraguai, encarecendo mensalidades, aluguéis e gastos do dia a dia. Os estudantes, vale lembrar, formam parte importante da demanda imobiliária em Foz do Iguaçu.
Foz do Iguaçu na mídia
O próximo ano tende a ser positivo para Foz do Iguaçu na mídia nacional. No mês de março, entrará no ar, na Rede Globo, o remake da novela Vale Tudo, um dos maiores sucessos da história da dramaturgia brasileira.
Tal como na versão original, de 1988, os primeiros capítulos da trama foram gravados em Foz, em locais como o Parque Nacional do Iguaçu. Outras produções ambientadas na região, como a nova temporada da série DNA do Crime, também estão previstas para 2025.
No campo e nas quadras
O esporte local terá novidades na próxima temporada, com a estreia da SAF do Foz do Iguaçu FC, comandada pelo pentacampeão Edmilson. O objetivo será subir para a elite do Campeonato Paranaense e buscar, a partir daí, espaço nas competições nacionais.
Por outro lado, nas quadras, a expectativa dos torcedores é pela retomada dos bons momentos do Foz Cataratas Futsal, cujo ano de 2024 não foi dos melhores. Já o Foz Futsal, que está na Série Bronze (3.ª Divisão) do estadual, tentará uma vaga na Série Prata.
Jornalismo local em Foz do Iguaçu
Para 2025, o H2FOZ prepara uma série de novidades em sua cobertura, com mais espaço para denúncias e sugestões dos leitores, novos conteúdos de áudio e vídeo (cujos detalhes ainda não podemos revelar) e investimentos em tecnologia.
Esperamos começar o novo ano, inclusive, trazendo notícia boa, com muitos prêmios da Mega da Virada para os apostadores de Foz do Iguaçu. Quando a notícia for ruim, contudo, não iremos nos esquivar.
Que 2025 seja feliz e próspero para todos nós!
Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.