Solidariedade sem fronteiras em Foz do Iguaçu e área trinacional

População da região aderiu em massa às ações de apoio às famílias atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

Foz do Iguaçu, 26 de maio de 2024.

Moradores e instituições de Foz do Iguaçu e de toda a fronteira vêm demonstrando, desde o final do mês de abril, um grau de engajamento e articulação poucas vezes visto na região trinacional.

Leia também:
Foz do Iguaçu não é uma bolha: natureza e eventos climáticos

O motivo, infelizmente, é uma tragédia: as enchentes que ceifaram vidas, arrasaram cidades e atrasaram os sonhos de milhares de moradores do Rio Grande do Sul, estado mais afetado pela emergência climática.

Balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu indica que, somente pelos pontos de coleta coordenados pela instituição, passaram cerca de 900 toneladas de donativos, entre alimentos, água engarrafada, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados, agasalhos, cobertores e colchões.

Na Ponte Internacional da Amizade, um posto de arrecadação foi montado pela Receita Federal do Brasil (RFB) para que paraguaios e brasileiros residentes no Paraguai soubessem para onde enviar suas doações.

Já a província argentina de Misiones, também afetada pelas chuvas, ofereceu ao Rio Grande do Sul, ainda nos primeiros dias da inundação, o envio de equipes e máquinas para auxiliar no atendimento aos desabrigados.

Em paralelo, a Prefeitura de Foz do Iguaçu está destinando R$ 1 milhão para a reconstrução do município de Eldorado do Sul, um dos mais atingidos.

Itaipu Binacional transportou equipes, embarcações e donativos. Concessionárias que atuam na cidade, como a Urbia Cataratas e a CCR Aeroportos, também fizeram suas contribuições. Transportadoras da cidade e da região cederam caminhões e motoristas.

Voluntários, às centenas, trabalharam dia e noite para a separação dos materiais recebidos. Moradores, aos milhares, doaram conforme suas possibilidades, formando uma grande rede.

Em sua cobertura diária, o H2FOZ destacou inúmeras dessas iniciativas, que deixarão seus legados. Algumas das campanhas de arrecadação já foram encerradas, mas outras tantas seguem a todo vapor.

Se você for à Praça da Paz neste domingo (26), por exemplo, poderá levar donativos como roupas, cobertores e agasalhos, e ainda prestigiar um festival solidário com a participação de artistas dos mais diferentes gêneros musicais.

Mobilizar é preciso, para essas e outras ações. Em seu papel de utilidade pública, o H2FOZ tem tribuna aberta para divulgar o que contribui para a construção da cidadania.

Boa semana e obrigado pela companhia!

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redator dos boletins de previsão do tempo e alertas meteorológicos publicados no portal.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.