Sobre praças, academias e parquinhos nos bairros de Foz do Iguaçu

Quantidade de áreas públicas para convivência melhorou nos últimos anos, mas manutenção ainda é assunto pendente.

Na última sexta-feira (4), o H2FOZ publicou reportagem mostrando a situação do Bosque do Libra, Região Leste de Foz do Iguaçu. O jornalista Paulo Bogler esteve no local após sugestões de leitores, que questionaram a situação do espaço.

Leia também:
Bosque do Libra em Foz: moradores pedem limpeza e zelo contínuo

“As chuvas derrubaram árvores e galhos que precisam ser retirados, acumulados por todos os lados, inclusive na calçada externa. A grama pede roçada. Além disso, trechos da pista de caminhada estão danificados, bem como algumas bases de concreto da cerca”, descreve a matéria.

A respeito, a Prefeitura de Foz do Iguaçu informou que fará limpeza nos próximos dias, com poda e retirada de árvores caídas, bem como varrição e corte de grama.

O Bosque do Libra foi a bola da vez no noticiário, mas há muitos outros espaços precisando de atenção do poder público na cidade.

O H2FOZ abre a pauta para você sugerir reportagens, pelo WhatsApp (45) 99828-6840 e pelo e-mail portal@h2foz.com.br.

Áreas de lazer em Foz do Iguaçu

Antes de continuar o texto, um registro: desde os anos 2010, o número de espaços de convivência vem crescendo nos bairros de Foz do Iguaçu.

Mesmo assim, várias das chamadas “praças” e “bosques” são apenas terrenos e áreas de reserva que sobreviveram à urbanização do entorno.

Até a década de 1990, as vilas de Itaipu (A e C) estavam entre as poucas com quadras, campos, praças e parques infantis para uso da população. Nos demais bairros de Foz do Iguaçu, dava para contar nos dedos a quantidade de espaços públicos de lazer.

Nos anos recentes, vivemos ciclos de criação ou de recuperação de locais de convívio. Primeiro, com a chegada das academias a céu aberto. Depois, com a instalação de parquinhos, pistas de caminhada e quadras ou campos com grama sintética.

Muitas dessas intervenções surgiram de indicações apresentadas por vereadores e atendidas pelas secretarias da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Quanto maior a quantidade de espaços, contudo, maior a demanda por manutenção. Daí a necessidade de planejamento constante para evitar a degradação dos equipamentos.

Bom para crianças, adultos e idosos

Vandalismo de alguns à parte, a população de Foz do Iguaçu aprecia e continuará demandando a instalação de estruturas públicas de lazer. O H2FOZ é parceiro da população nos pedidos de melhorias e nas denúncias sobre zeladoria.

Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.