Ponte da Amizade x Ponte da Integração: incômodas semelhanças

Inauguração da Ponte da Amizade só ocorreu três anos após a conclusão; obras de acesso também demoraram mais que a ponte.

As comemorações pelos 60 anos da Ponte da Amizade, celebradas nos últimos dias, trouxeram à tona incômodas semelhanças com a Ponte da Integração.

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A inauguração da “primeira ponte” entre Brasil e Paraguai, por exemplo, demorou três anos. A obra estava oficialmente concluída desde março de 1962, mas o “corte da fita” pelos presidentes dos dois países ocorreria somente em 27 de março de 1965.

Já a inauguração completa da BR-277, que começa na Ponte da Amizade e termina no porto de Paranaguá, levaria ainda mais tempo, até 1969.

Isso não significa que a rodovia, mesmo em obras, não estivesse em uso. Revela, no entanto, que o potencial total da ponte passou a estar disponível apenas de 1969 em diante, com a ligação rodoviária definitiva entre Paraguai e Oceano Atlântico.

Por outro lado, a “segunda ponte”, a Ponte da Integração (nove quilômetros ao sul da Ponte da Amizade), segue sem data para inauguração.

A obra, iniciada em 2019, está oficialmente concluída desde agosto de 2023, mas faltam aduanas, porto(s) seco(s) e rodovias de acesso.

A Perimetral Leste, no Brasil, e o Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai, continuam em construção, com previsão de término para algum momento entre 2025 e 2026.

Abertura da Ponte da Integração

As obras inacabadas de acesso não impediriam, pelo menos em tese, que a Ponte da Integração seja aberta gradualmente à população, como previsto a princípio. A própria Ponte da Amizade passou por um processo similar, com liberação antes de 1965.

As realidades, obviamente, diferem entre si. A dinâmica fronteiriça da década de 1960, tem pouca ou nenhuma semelhança com o perfil atual do fluxo de cargas e pessoas.

Não deixa de chamar a atenção, contudo, que as duas obras, mesmo separadas por seis décadas, padeçam de problemas similares.

Outra coincidência curiosa, revelada pelos acordos bilaterais: originalmente, Ponte da Amizade e Ponta da Integração teriam rodovia e ferrovia. Nos dois casos, a ferrovia foi cortada dos projetos por questões ligadas, principalmente, ao custo de construção.

60 anos da Ponte da Amizade

Ao longo da semana, o portal H2FOZ publicou uma série de conteúdos especiais sobre os 60 anos da Ponte da Amizade. Os materiais – em texto, fotos, vídeos e quiz – podem ser conferidos, na íntegra, clicando aqui.

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Muito obrigado pela leitura e ótima semana!

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.

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