Já está em funcionamento, desde o final de novembro, o Mercado Público Barrageiro em Foz do Iguaçu. O empreendimento ocupa o prédio da antiga Cobal da Vila A, na Avenida Araucária, próximo ao cruzamento com a Avenida Tancredo Neves.
Leia também:
Mercado Público Barrageiro terá FanFest do Mundo do Futsal
Se você conheceu a Cobal da Vila A e acompanhou o longo período em que o imóvel ficou sem uso, a sensação ao entrar no totalmente renovado Mercado Público Barrageiro envolve várias emoções, como nostalgia e curiosidade.
Do lado de fora, na parte superior da fachada, um mural feito pelo reconhecido artista brasileiro Kobra homenageia os barrageiros que construíram a usina de Itaipu. Na área interna, um outro mural, do iguaçuense Pas, reforça a alusão aos trabalhadores.
Com mais de 50 boxes e um mezanino, o Mercado Público Barrageiro está dividido em ruas internas, como as alamedas Paraguai, Brasil e Argentina. A citação aos países da fronteira é muito bem-vinda e reforça a busca por dar cara local ao espaço.
Até por ser novidade, o empreendimento, reformado por Itaipu e gerido pelo Itaipu Parquetec, ainda não está 100% preenchido. Muitos dos boxes vazios, inclusive, já foram alugados, como indicam os caixotes e placas com os nomes dos futuros ocupantes.
Outra etapa em andamento é a construção da identidade do Mercado Público Barrageiro, um trabalho complexo e nem sempre direcionável.
Para alguns dos primeiros frequentadores, faltam frutarias, açougues e peixarias. Para outros, a variedade de alimentação é o ponto forte. Quem tem criança, costuma elogiar o parquinho. O ambiente climatizado é outro aspecto constantemente citado nas avaliações.
Por ora, nas duas vezes em que estive lá, a maior parte do público era de Foz e região, com muitos moradores do entorno da Vila A e bairros de classe média. Turistas também marcavam presença, mas só o tempo dirá qual perfil será dominante.
Iniciativas anunciadas pelo Itaipu Parquetec, como a criação de um circuito cultural com apresentações artísticas de quinta a domingo, são de fundamental importância para formar o hábito e gerar pertencimento (além de criar oportunidades para os artistas).
Eu, particularmente, torço pelo sucesso do Mercado Público Barrageiro. Do que já vi por lá, destaco opções como o restaurante, a cervejaria, a pastelaria, a sorveteria, as lojas com produtos gaúchos, mineiros e árabes, os boxes das cooperativas…
A dica é fazer sua própria imersão. O funcionamento é diário, das 10h às 22h. O estacionamento é gratuito. Já para chegar lá de ônibus, basta pegar qualquer linha que passe pela Avenida Tancredo Neves e descer no ponto do Sesc.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!
Obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.