Nos últimos sete dias, leitores interagiram intensamente com as notícias publicadas pelo H2FOZ. As interações ocorreram em ambientes como as redes sociais, comentários postados no portal, mensagens enviadas no WhatsApp e e-mail.
Leia também:
Temporal provoca estragos em bairros de Foz do Iguaçu – veja o balanço
Primeiro tema a gerar debate, a mudança de sentido na Rua Guariba no trecho entre a Avenida Silvio Américo Sasdelli e a Rua Goiatuba, no Lancaster, mobilizou não apenas os moradores da área afetada.
Nos comentários, os leitores do H2FOZ consideraram a medida desnecessária, apontando soluções mais simples para os problemas de trânsito no local.
“Ficou uma porcaria. Deveriam ter proibido o estacionamento num lado da via ali próximo ao cruzamento com a Silvio Américo Sasdelli e só. Aquela bagunça de estacionamento que fazem ali já deveriam ter arrumado faz anos”, escreveu Adriano José da Silva.
“Mudar sentido de faixa é fácil, quero ver recapear ou tampar os buracos dessa rua”, questionou Luciano Carlos, no Facebook do H2FOZ. Na mesma linha, João Machado apontou: “A rua está que é só buraco. Não arruma e ainda faz uma porcaria dessa.”
Vítor Raposo indicou que “não há movimento que justifique o sentido único ali”, enquanto Fabiano Kafka Bilha ponderou que “a via é larga, era só proibir estacionar de um lado”, pedindo a abertura da “rua lateral ao condomínio Arco de Paris para dar mais uma opção de circulação”.
Ao Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e demais responsáveis pela alteração, o H2FOZ convida para que leiam os comentários aqui e aqui.
Base militar dos EUA na fronteira
Inelegível para 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro furou a bolha política local ao declarar, à colunista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, que “se for presidente de novo”, permitirá a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na fronteira.
A fala de Bolsonaro, que contraria o interesse nacional ao permitir militares de uma potência estrangeira perto de estruturas sensíveis como a usina de Itaipu, gerou um turbilhão de reações entre os leitores do H2FOZ.
No Facebook, a maioria dos 206 comentários (clique aqui para ler) contém críticas. Já as mensagens de apoio citam justificativas como “é melhor os Estados Unidos que a Venezuela” e “quem não é criminoso não há com que se preocupar”.
Diplomas de medicina no Paraguai
Outro tema com grande repercussão no noticiário do H2FOZ é a reportagem do jornalista Paulo Bogler sobre a demora para a emissão de diplomas para brasileiros formados em medicina nas universidades e faculdades particulares do Paraguai.
Além dos comentários feitos abertamente, nas redes sociais e no portal, leitores recorreram ao e-mail e ao WhatsApp para enviar mensagens privadas, expondo novas situações. Para ler algumas das reações, clique aqui e aqui.
Título de propriedade das Cataratas
A notícia de que o Estado do Paraná obteve, no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, sentença favorável na ação em que afirma ser dono da área onde estão as Cataratas do Iguaçu, gerou surpresa e preocupação.
No grupo Turismo H2FOZ, que reúne informações do canal de Turismo, Jakob Davies ponderou que “se isso acontecer, vai mudar tudo a estrutura socioeconômica da região trinacional. Não afetaria só Foz, mas Puerto Iguazú e também Ciudad del Este.”
O assunto voltará à pauta do H2FOZ nos próximos dias, tendo em vista a possibilidade de mudanças nas concessões dos serviços turísticos e de impactos na economia local.
Saiba como interagir com o H2FOZ
– Role a página de cada notícia e escreva no campo Comentários;
– Comente as postagens nas redes sociais Facebook e Instagram;
– Envie mensagem no WhatsApp: +55 45 9828-6840;
– Escreva para portal@h2foz.com.br.
Apoie o jornalismo local em Foz do Iguaçu. Assine o H2FOZ!
Muito obrigado pela leitura e ótima semana!
Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige, aos domingos, a edição semanal da Carta ao Leitor.