Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2024.
Ei, você, que curte “do bom e do melhor” quando o assunto é música e jornalismo. Vou contar uma história de bastidores e antecipar uma novidade.
Em abril de 2018, o H2FOZ e a Rádio Clube FM 100.9 iniciaram uma vibrante parceria. Tudo começou a partir de um flerte cultivado meses antes.
Passei a escutar a emissora pelos idos de 2016. Acostumado a ouvir músicas e locutores em rádios das capitais, naquela época começava a me chamar atenção toda a plasticidade e estética da programação local, genuinamente iguaçuense. Melhor dos mundos: música boa e informação sobre a minha cidade e fronteira.
Lembro que eu tinha interesse em conhecer a lenda Moacir Dalla Palma, o dono da voz. Da mesma forma pairava curiosidade por ver a Patrícia Souza, locutora vespertina. A bem da verdade, eu já conhecia a Clau Oliveira, a comandante do agito matutino.
Apaixonado por jornal impresso e por rádio, eu tinha vontade de visitar a emissora. Sempre na correria, deixei para o tempo dar conta de agendar um encontro casual. Sabia que uma hora encontraria aqueles comunicadores que fazem a magia do rádio nas ondas curtas.
Visita à emissora
Até que o dia esperado chegou. Eu vivia compartilhando o link da Rádio Clube FM 100.9 em meu perfil do Facebook pelo simples prazer de querer divulgar algo de meu gosto (se é bom ou não, fica para a tribuna livre julgar).
Numa certa vez, recebi uma mensagem da Clau, não lembro se telefonema (naquela época as pessoas ligavam e atendiam a ligações). Era agosto de 2017. Todos erámos “xófens”. Visitei os estúdios e fiquei encantado (como relatei em postagem na rede social no dia 25 daquele mês).
Rolou um vai e vem de cafés nos meses seguintes – uma espécie de reconhecimento de campo, afinal o “Moa” é “Curintia”, e eu sou “Mengo”. Eis que alguém sugeriu somar forças para produzir um programa semanal, nas manhãs de sábado. Após mais algumas rodadas de conversa, batemos o martelo.
O primeiro programa a dois
Nascia o Clube dos Amigos, que estreou em 7 de abril de 2018. Primeiro ano todos ajustando a carga enquanto o caminhão rodava. Já no ano seguinte, a produção conjunta foi rebatizada para Marco Zero, com o sugestivo slogan “onde tudo começa”.
Dado o dinamismo da comunicação, vários ajustes são feitos regularmente, sempre com a preocupação de produzir um programa em sintonia com o dia a dia dos moradores de Foz e das Três Fronteiras. Hoje mesclamos entrevistas, opinião, palinhas musicais, agenda cultural, enquete, dicas de filmes e séries, e empreendedorismo.
O resto da história você já conhece: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. É possível imaginar que manter uma relação assim por tanto tempo requer muito diálogo e amor pelo rádio e jornalismo, sobretudo respeito ao ouvinte, ao leitor, a toda a audiência e à nossa cidade e fronteira.
Cá estamos, firmes e fortes, intercalando tempos de bonança e de tempestades. Este que lhe escreve, na produção da parada; Paulo Bogler e Moacir Dalla Palma, na bancada, conduzindo as entrevistas e interagindo com a audiência. Na retaguarda, os times do portal e da rádio sempre ajudando com pautas e afins.
Como diz o poeta, “o tempo não para”. Os modismos e “informações” efêmeras, ainda mais em tempos líquidos, só reforçam a necessidade de parcerias entre veículos de imprensa para levar produtos diferenciados ao público e conquistar a almejada credibilidade. É fácil não!
O segundo programa a dois
Prova dessa busca constante por inovação foi a criação de mais um programa, desta vez para a cobertura das eleições 2022. A série 2 em 1 cumpriu uma verdadeira maratona de sabatinas com 51 candidatos a deputado estadual e federal, a senador e a governador.
Tal como ocorre com as entrevistas do Marco Zero, todas as conversas com os políticos foram veiculadas em multimeios, no rádio, texto e vídeo. O eleitor pôde e pode acessar as promessas de eleitos e não eleitos até hoje em nossos canais.
Aliás, posso afirmar sem falsa modéstia que o Marco Zero tem o mais completo “antes, durante e depois” do ao vivo. Todas as entrevistas são potencializadas em matérias, vídeos e cortes para os portais, redes sociais e comunicadores de distribuição, como WhatsApp.
Uma notícia em primeira mão
E aqui deixo uma novidade: vamos repetir a dose nas eleições municipais, com apurações exclusivas envolvendo os candidatos a prefeito e vereador de Foz do Iguaçu. “Democracia, pluralidade e cidadania” são palavras-chaves em nossa jornada.
Abaixo ao mais do mesmo! Vida longa ao Marco Zero, H2FOZ e Rádio Clube FM 100.9. Um viva aos veículos de comunicação. Por mais parcerias intensas e duradoras na imprensa. Vote em mim, ops… Siga-nos para mais informações “de prima”.
Alexandre Palmar é diretor do H2FOZ e parceiro de longa data da Rádio Clube FM 100.9.
Oi Alexandre Li com atenção o início desta parceria Lindo amarei em Foz nos anos 1967 a 1980 junto com os manos Hélio Sady Luciano Adolar e Lívio Este Diretor da Paraguacu Revenda zVolks Tenho boas lembranças de Foz pois junto com sr Savaris a pedido do Governador Canet formamos a Arena partido político e conseguimos na época várias obras para Foz junto com a Itaipu Boa semana Um abraço e saudações a equipe
Que maravilha de parceria. Vida longa ao time.
Delícia isso
Muito bacana!!! Desejo sucesso para os próximos anos dessa parceria que já faz a diferença!!!