H2FOZ, Rádio Clube FM 100.9 e você, sintonia perfeita

Uma reverência ao que é verdadeiro em nossa vida!

Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2024.

Ei, você, que curte “do bom e do melhor” quando o assunto é música e jornalismo. Vou contar uma história de bastidores e antecipar uma novidade.

Em abril de 2018, o H2FOZ e a Rádio Clube FM 100.9 iniciaram uma vibrante parceria. Tudo começou a partir de um flerte cultivado meses antes.

Passei a escutar a emissora pelos idos de 2016. Acostumado a ouvir músicas e locutores em rádios das capitais, naquela época começava a me chamar atenção toda a plasticidade e estética da programação local, genuinamente iguaçuense. Melhor dos mundos: música boa e informação sobre a minha cidade e fronteira.

Lembro que eu tinha interesse em conhecer a lenda Moacir Dalla Palma, o dono da voz. Da mesma forma pairava curiosidade por ver a Patrícia Souza, locutora vespertina. A bem da verdade, eu já conhecia a Clau Oliveira, a comandante do agito matutino.

Apaixonado por jornal impresso e por rádio, eu tinha vontade de visitar a emissora. Sempre na correria, deixei para o tempo dar conta de agendar um encontro casual. Sabia que uma hora encontraria aqueles comunicadores que fazem a magia do rádio nas ondas curtas.

Visita à emissora

Alexandre (de camisa) em visita à emissora, recepcionado por Moacir e Clau, em 2018.


Até que o dia esperado chegou. Eu vivia compartilhando o link da Rádio Clube FM 100.9 em meu perfil do Facebook pelo simples prazer de querer divulgar algo de meu gosto (se é bom ou não, fica para a tribuna livre julgar).

Numa certa vez, recebi uma mensagem da Clau, não lembro se telefonema (naquela época as pessoas ligavam e atendiam a ligações). Era agosto de 2017. Todos erámos “xófens”. Visitei os estúdios e fiquei encantado (como relatei em postagem na rede social no dia 25 daquele mês).

Rolou um vai e vem de cafés nos meses seguintes – uma espécie de reconhecimento de campo, afinal o “Moa” é “Curintia”, e eu sou “Mengo”. Eis que alguém sugeriu somar forças para produzir um programa semanal, nas manhãs de sábado. Após mais algumas rodadas de conversa, batemos o martelo.

O primeiro programa a dois

Nascia o Clube dos Amigos, que estreou em 7 de abril de 2018. Primeiro ano todos ajustando a carga enquanto o caminhão rodava. Já no ano seguinte, a produção conjunta foi rebatizada para Marco Zero, com o sugestivo slogan “onde tudo começa”.

Dado o dinamismo da comunicação, vários ajustes são feitos regularmente, sempre com a preocupação de produzir um programa em sintonia com o dia a dia dos moradores de Foz e das Três Fronteiras. Hoje mesclamos entrevistas, opinião, palinhas musicais, agenda cultural, enquete, dicas de filmes e séries, e empreendedorismo.

O resto da história você já conhece: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024. É possível imaginar que manter uma relação assim por tanto tempo requer muito diálogo e amor pelo rádio e jornalismo, sobretudo respeito ao ouvinte, ao leitor, a toda a audiência e à nossa cidade e fronteira.

Moacir, Alexandre, Clau e Paulo. Éramos todos “xófens” em 2018. Foto: Marcos Labanca

Cá estamos, firmes e fortes, intercalando tempos de bonança e de tempestades. Este que lhe escreve, na produção da parada; Paulo Bogler e Moacir Dalla Palma, na bancada, conduzindo as entrevistas e interagindo com a audiência. Na retaguarda, os times do portal e da rádio sempre ajudando com pautas e afins.

Como diz o poeta, “o tempo não para”. Os modismos e “informações” efêmeras, ainda mais em tempos líquidos, só reforçam a necessidade de parcerias entre veículos de imprensa para levar produtos diferenciados ao público e conquistar a almejada credibilidade. É fácil não!

O segundo programa a dois

Prova dessa busca constante por inovação foi a criação de mais um programa, desta vez para a cobertura das eleições 2022. A série 2 em 1 cumpriu uma verdadeira maratona de sabatinas com 51 candidatos a deputado estadual e federal, a senador e a governador.

Tal como ocorre com as entrevistas do Marco Zero, todas as conversas com os políticos foram veiculadas em multimeios, no rádio, texto e vídeo. O eleitor pôde e pode acessar as promessas de eleitos e não eleitos até hoje em nossos canais.

Aliás, posso afirmar sem falsa modéstia que o Marco Zero tem o mais completo “antes, durante e depois” do ao vivo. Todas as entrevistas são potencializadas em matérias, vídeos e cortes para os portais, redes sociais e comunicadores de distribuição, como WhatsApp.

Uma notícia em primeira mão

E aqui deixo uma novidade: vamos repetir a dose nas eleições municipais, com apurações exclusivas envolvendo os candidatos a prefeito e vereador de Foz do Iguaçu. “Democracia, pluralidade e cidadania” são palavras-chaves em nossa jornada.

Abaixo ao mais do mesmo! Vida longa ao Marco Zero, H2FOZ e Rádio Clube FM 100.9. Um viva aos veículos de comunicação. Por mais parcerias intensas e duradoras na imprensa. Vote em mim, ops… Siga-nos para mais informações “de prima”.

Alexandre Palmar é diretor do H2FOZ e parceiro de longa data da Rádio Clube FM 100.9.

LEIA TAMBÉM
4 Comentários
  1. Félix Archanjo Bordin Diz

    Oi Alexandre Li com atenção o início desta parceria Lindo amarei em Foz nos anos 1967 a 1980 junto com os manos Hélio Sady Luciano Adolar e Lívio Este Diretor da Paraguacu Revenda zVolks Tenho boas lembranças de Foz pois junto com sr Savaris a pedido do Governador Canet formamos a Arena partido político e conseguimos na época várias obras para Foz junto com a Itaipu Boa semana Um abraço e saudações a equipe

  2. Felipe Diz

    Que maravilha de parceria. Vida longa ao time.

  3. Tadeu Diz

    Delícia isso

  4. Luciane Justus Diz

    Muito bacana!!! Desejo sucesso para os próximos anos dessa parceria que já faz a diferença!!!

Comentários estão fechados.