Foz do Iguaçu, 16 de junho de 2024.
Desde o início do mês, com atualizações diárias, o H2FOZ está publicando um caderno especial sobre os 110 anos de Foz do Iguaçu, que pode ser lido ao clicar aqui e navegar pelas diferentes categorias.
Algumas das seções foram desenhadas especificamente para a pluralidade, em um desafio que envolveu a participação de todo o time do portal.
Na categoria Enquetes, por exemplo, você verá vídeos com lideranças empresariais, representantes de entidades, pesquisadores, jovens de destaque e cidadãos como o vendedor ambulante Valdemar Pereira Nunes, que enfatizou a necessidade de melhorias na área da saúde.
Já a seção Opiniões está trazendo artigos escritos por homens e mulheres da cidade, em arco que vai do prefeito municipal ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, passando pela presidente da ACDD e por pesquisadoras especializadas na área ambiental.
Até o dia 30, novos materiais serão diariamente publicados no caderno, em uma das maiores coberturas cívicas já feita por um veículo nativo.
A pluralidade de vozes é importante para encontrar denominadores comuns, que ajudem a nortear o debate público, em prol de uma cidade para todos.
Lamentavelmente, a diversidade nas esferas de comando ainda é menor que a da população.
Em oportunidades como eleições, inclusive, há casos de legendas que lançam mulheres e negros apenas para cumprir cotas, enquanto investem esforço e recursos para eleger os mesmos candidatos de sempre.
Algumas audiências públicas, por sua vez, são mais “públicas” no nome do que na prática, porque acontecem em horários de difícil participação, sem a devida divulgação ou com restrições ao uso da palavra.
Mesmo na internet, território no qual, pelo menos na concepção original, haveria igualdade de oportunidades de expressão, o alcance das ideias não é igual, afetado por fatores como algoritmos e dinheiro para impulsionar conteúdos.
Os aprendizados do caderno especial sobre o aniversário de Foz serão incorporados à cobertura das eleições municipais de outubro, para que mais aspectos sejam abordados e mais gente possa ser ouvida.
De grão em grão, acreditamos que o sonho é possível.
Obrigado pela leitura e boa semana!
Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e responsável por abastecer, semanalmente, a seção de Carta ao Leitor.
Comentários estão fechados.