Por Paulo Bogler
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT(, sancionou o projeto de lei que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões para os estados e municípios honrarem o novo piso salarial nacional da enfermagem. A assinatura foi nesta sexta-feira, 12, Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem.
A medida beneficia enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras em todo o país. Trata-se de reivindicação de anos, que ganhou mais força na pandemia de covid-19, expondo uma contradição: os profissionais da saúde eram considerados “heróis” pelo trabalho, mas não tinha o reconhecimento salarial devido.
Categoria
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lembrou a mobilização da categoria. O recurso, expôs, “é uma realidade e falta apenas a publicação da portaria do Ministério da Saúde direcionando o pagamento deste valor”. A entidade aguarda a revogação de liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o piso para avaliar a constitucionalidade.
A “mãe” da enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem foi criado em 1974 e presta homenagem a Florence Nightingale, a “mãe” da enfermagem moderna. Para atender feridos durante a Guerra da Crimeia (1853 e 1856), usava lâmpadas para realizar os atendimentos.
Comentários estão fechados.