
Equipes a serviço do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) estão, nesta terça-feira (9), na Rua Guariba, no bairro Lancaster.
Leia também:
Leitores pedem melhorias no asfalto das avenidas do Morumbi em Foz do Iguaçu
No mês de fevereiro, conforme noticiado pelo H2FOZ, a via foi convertida em mão única no trecho entre a Avenida Silvio Américo Sasdelli e a Rua Goiatuba.
A alteração dificultou o acesso dos moradores à avenida e afetou o itinerário do transporte coletivo. Os ônibus do ramal Curitibano IV da Linha 250, por exemplo, passaram a ter de rodar em sentido horário (ao invés de anti-horário) para continuar atendendo o bairro.
Agora, dois meses depois, o Foztrans está desfazendo a mudança, deixando a Rua Guariba novamente como antes, em mão dupla.
No momento em que a reportagem do H2FOZ esteve no bairro, o processo de sinalização ainda estava em andamento. Muitas das placas indicando mão única e das setas pintadas no asfalto, contudo, já tinham sido removidas pela equipe da autarquia.
Em vídeo postado na rede social Facebook, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Curitibano IV, Paulinho do Asfalto, confirmou a mão dupla. De acordo com o dirigente, um abaixo-assinado feito pelos moradores auxiliou a reverter a mudança.
“Todo mundo sai contente, né? Vamos torcer para que novas melhorias venham para o nosso bairro. Agora nossa luta vai ser para solicitar um recape na Rua Guariba ou tapar esses buracos, que estão bem críticos aqui”, apontou.

Ruas Guariba e Goiatuba
À época da publicação da reportagem sobre a mão única, o H2FOZ obteve com o Foztrans a informação de que o pedido teria partido de moradores, que procuraram um vereador para solicitar melhorias no trânsito da região.
Na Rua Guariba, um dos principais problemas enfrentados pelos motoristas é o estacionamento de veículos dos dois lados da via, dificultando a passagem.
A proibição de estacionar de um dos lados resolveria a questão, pois a rua tem largura suficiente para comportar mão dupla.
Já na Rua Goiatuba, usada como atalho entre as avenidas Garibaldi e Salvador, as queixas se referem à alta velocidade dos motoristas e motociclistas, gerando situações como acidentes e atropelamentos de animais.
A respeito, o Foztrans instalou uma lombada na Rua Goiatuba, na quadra entre a Rua Guariba e a Avenida Salvador. Mesmo assim, o desrespeito à velocidade máxima permitida no trecho continua.