Preocupação na Argentina, nesta quinta-feira (26), com a notícia de que a plataforma digital Mi Argentina, mantida pelo governo, foi alvo de um ataque hacker.
Leia também:
Paraguai apreende carga milionária de cocaína na Operação Resiliência
De acordo com a imprensa local, a descoberta da invasão aconteceu por volta das 22h30 dessa quarta-feira (25), feriado de Natal. Inicialmente, o serviço exibia uma mensagem de Erro 503 (serviço temporariamente indisponível).
A revelação dos detalhes veio com o correr das horas. A princípio e apesar dos temores, dados sensíveis dos usuários, como senhas e saldo no principal cartão de transporte da Argentina, não vazaram.
Ao que tudo indica, o ataque partiu de um grupo da própria Argentina, devido à adulteração de conteúdos e à inserção de mensagens políticas em algumas das páginas invadidas.
“Aconselha-se aos usuários não entrar na plataforma até novas instruções oficiais. Além disso, é importante mudar as senhas e acompanhar atentamente os comunicados do governo sobre o incidente, para evitar possíveis riscos adicionais”, recomenda o portal Misiones Online.
Plataforma digital Mi Argentina
Conforme a descrição oficial, a plataforma Mi Argentina é “o perfil digital cidadão para gerenciar trâmites, fazer agendamentos, ter acesso às credenciais pessoais e receber informação personalizada”.
Na loja virtual Google Play, houve uma atualização do aplicativo de acesso ao sistema (que também é usado por cidadãos estrangeiros) após o ataque.
A digitalização dos serviços oferecidos à população faz parte da estratégia de redução de custos do governo argentino.
O sistema Mi Argentina tem seções dedicadas à documentação pessoal e de veículos, bem como informações sobre aportes previdenciários, saúde e vacinação.