Agentes da Polícia Federal Argentina (PFA) estão nas ruas de Puerto Iguazú, desde as primeiras horas desta sexta-feira (6), para uma operação de combate ao contrabando na fronteira com o Brasil e o Paraguai. Os alvos investigados também são suspeitos de crimes como lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Leia também:
– Argentina apreende mais de uma tonelada de carne na fronteira
– Quer abastecer na Argentina? Prepare-se para enfrentar muita fila
– Argentina intensifica apreensão de combustíveis na fronteira
De acordo com o jornal El Territorio, os pelo menos 11 mandados foram emitidos pela Vara Federal de Eldorado, município cem quilômetros ao sul de Puerto Iguazú. Já o cumprimento está a cargo de agentes da PFA e da Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), vindos especialmente de Buenos Aires.
“As buscas estão sendo realizadas em vários supermercados do centro e distribuidoras localizadas em diferentes pontos da cidade. Conforme relatado por moradores, essas empresas transportam mercadorias em caminhões, todos os dias, até pontos de passagem fronteiriça não habilitados”, descreve o El Territorio.
Já o portal La Voz de Cataratas cita que as vistorias incluem imóveis nas proximidades da barranca do Rio Paraná, trecho de fronteira entre Argentina e Paraguai. Balanço extraoficial, divulgado no final da manhã, indicava a existência de dois detidos (um homem e uma mulher) e a apreensão de documentos, mercadorias, dinheiro e armas.
Gostaria de saber os nomes dos cidadãos, e das empresas, envolvidos nos feitos.