O presidente Alberto Fernández esteve sábado (14) em Puerto Iguazú e reconheceu a crise do turismo no país.
A Argentina lançou uma segunda etapa de um programa de incentivo ao turismo interno.
E o lançamento foi feito pelo presidente Alberto Fernández em Puerto Iguazú, que amarga uma grave crise desde o fechamento da fronteira, em março do ano passado.
O presidente não falou de reabrir fronteira, mas mandou mensagem a hoteleiros e donos de restaurantes, como noticia a agência Télam.
“Muitos tiveram que fechar seus bares, seus restaurantes e seus hotéis. Mas nós vamos ajudar para que voltem a abrir.”
Já o ministro do Turismo, Matías Lamens, adiantou que estão sendo preparados planos especiais para o turismo estrangeiro.
Com a ressalva: os planos são para “quando pudermos abrir as fronteiras, de acordo com a condição epidemiológica”.
PROJETO-PILOTO
Por sua vez, o governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, que nem em pesadelos cogita reabrir a fronteira de Posadas com o Paraguai, defendeu a implantação de um projeto-piloto “de reabertura gradual da ponte fronteiriça internacional com Foz do Iguaçu”.
Ao portal Economis, o governador ressaltou a diferença entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Encarnación, fronteira com Posadas.
A realidade sanitária é diferente, disse. Os brasileiros não iriam procurar serviços de saúde na Argentina, o que ele acha que aconteceria com os paraguaios.
Quanto ao projeto-piloto de reabertura da fronteira com Foz, poderiam entrar na Argentina os brasileiros com vacinação completa contra covid-19 ou teste negativo para o vírus.
Na verdade, a principal diferença é que Foz levaria dinheiro ao lado argentino; na fronteira com o Paraguai, ocorreria o contrário.
Desde que a fronteira entre Posadas e Encarnación foi fechada, a província viu aumentar celeremente sua arrecadação.
Os argentinos passaram a comprar no mercado local tudo o que iam buscar do outro lado, a preços mais em conta.
Mas isso o governador de Misiones não lembrou, preferindo destacar a “realidade sanitária” diferente.
INCENTIVO
O programa de incentivo ao turismo interno, o Previajes, teve sucesso em sua primeira edição, no ano passado, segundo a agência Télam.
O programa injetou 15 bilhões de pesos na economia e beneficiou 600 mil turistas, movimentando 13 mil centros turísticos e 100 mil comércios.
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