Semana da Pessoa Idosa da ALEP chega ao fim com entrega de diplomas

Participantes do curso de uso do celular receberam certificação; programação contou com palestras, doações e outras atividades.


A Semana da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) chegou ao fim com a entrega de diplomas aos participantes do curso de uso do celular. A programação contou com palestras, doações e outras atividades.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa reforça prevenção ao câncer de mama

A iniciativa da Casa de Leis foi por meio do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, com uma agenda repleta para a população 60+. A abertura da semana aconteceu no Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1.º de outubro, com a palestra da coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR), Claudia Silvano.

Ela apresentou vários exemplos de crimes praticados contra idosos, como o boleto falso, golpe do WhatsApp, do presente, da falsa central de banco e da troca do cartão. E incluiu outras modalidades que fizeram o Brasil registrar um golpe a cada 16 segundos em 2023.

Na sequência, entre os dias 2 e 4, foi ministrado o Curso Básico de Celulares para Idosos. O objetivo foi reduzir as dificuldades no uso da tecnologia, ampliar o conhecimento sobre as redes sociais e oferecer maior segurança no ambiente virtual.

Já por meio do Programa Tampinha Paraná, milhares de tampinhas plásticas arrecadadas pelo Legislativo foram destinadas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. O ato contou também com a colaboração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que levou sua arrecadação do material.

“Essa semana dedicada à pessoa idosa foi um sucesso”, comemorou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano. “Estamos muito felizes com o resultado de oferecer esta oportunidade e inclusão digital”, concluiu a avaliação.

Curso para mais de cem pessoas

O Curso Básico de Celulares contou com 101 inscritos, que ao final receberam diplomas. Dentro das atividades, a Assembleia Legislativa ofereceu um tour em 360 graus por todos os espaços do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência imersiva e inédita por meio dos óculos de realidade virtual.

Dia do Idoso

Em 1.º de outubro, celebra-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída por meio de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. No Brasil, a data também é celebrada com a promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais.

(As informações são da Assembleia Legislativa do Paraná.)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.