Semana da Pessoa Idosa da ALEP chega ao fim com entrega de diplomas

Participantes do curso de uso do celular receberam certificação; programação contou com palestras, doações e outras atividades.

Apoie! Siga-nos no Google News


A Semana da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) chegou ao fim com a entrega de diplomas aos participantes do curso de uso do celular. A programação contou com palestras, doações e outras atividades.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa reforça prevenção ao câncer de mama

A iniciativa da Casa de Leis foi por meio do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, com uma agenda repleta para a população 60+. A abertura da semana aconteceu no Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1.º de outubro, com a palestra da coordenadora do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR), Claudia Silvano.

Ela apresentou vários exemplos de crimes praticados contra idosos, como o boleto falso, golpe do WhatsApp, do presente, da falsa central de banco e da troca do cartão. E incluiu outras modalidades que fizeram o Brasil registrar um golpe a cada 16 segundos em 2023.

Na sequência, entre os dias 2 e 4, foi ministrado o Curso Básico de Celulares para Idosos. O objetivo foi reduzir as dificuldades no uso da tecnologia, ampliar o conhecimento sobre as redes sociais e oferecer maior segurança no ambiente virtual.

Já por meio do Programa Tampinha Paraná, milhares de tampinhas plásticas arrecadadas pelo Legislativo foram destinadas ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. O ato contou também com a colaboração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que levou sua arrecadação do material.

“Essa semana dedicada à pessoa idosa foi um sucesso”, comemorou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, Rose Traiano. “Estamos muito felizes com o resultado de oferecer esta oportunidade e inclusão digital”, concluiu a avaliação.

Curso para mais de cem pessoas

O Curso Básico de Celulares contou com 101 inscritos, que ao final receberam diplomas. Dentro das atividades, a Assembleia Legislativa ofereceu um tour em 360 graus por todos os espaços do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência imersiva e inédita por meio dos óculos de realidade virtual.

Dia do Idoso

Em 1.º de outubro, celebra-se o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída por meio de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990. No Brasil, a data também é celebrada com a promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais.

(As informações são da Assembleia Legislativa do Paraná.)

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.