A premiação é organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com a participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
Projeto que ensina crianças sobre a função dos tributos de Jaguariaíva, região dos Campos Gerais, venceu a categoria principal do 12.° Prêmio Gestor Público Paraná. A premiação foi entregue nessa sexta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
O concurso visa a estimular o desenvolvimento local e de metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais. Ao todo, foram 186 proposições de 62 municípios. Prefeitos, secretários municipais e lideranças locais participaram da cerimônia.
O projeto de Jaguariaíva demonstra o papel das receitas tributárias no financiamento de serviços públicos. O objetivo é promover a cidadania, a conscientização fiscal e o resgate da sensação de pertencimento à cidade.
O município vencedor foi representado pela secretária de Finanças e Planejamento, Bruna Miranda Zivigicosk.. “Quando criamos um projeto, vemos resultados positivos com este reconhecimento em nível estadual. Acho que esta boa prática deu resultado positivo, já que educação é o futuro e essa é base para termos resultados melhores na administração”, disse.
As experiências inscritas por todos os municípios e as iniciativas premiadas estão disponíveis em: www.pgp-pr.org.br. O tema deste ano foi “Educação fiscal e cidadania: saber é poder, agir é transformar!”.
A premiação é organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) com a participação especial da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O patrocínio é da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Exemplos
O coordenador do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), Laerzio Chiesorin Junior, destacou a qualidade dos projetos. “É uma grande honra saber que estamos influenciando para melhorar a administração pública municipal. Ao longo dos anos, temos vista uma crescente na qualidade formal dos projetos. Hoje, os projetos são direcionados para a cidadania”, avaliou.
O secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, disse que a premiação representa a prática da democracia focada nos interesses da comunidade e dos municípios. “Nós discutimos um avanço consistente e qualitativo no processo de educação fiscal, mostrando ao cidadão que ele paga imposto e que esse dinheiro deve ser devolvido à sociedade.”
(As informações são da Assembleia Legislativa do Paraná.)
Comentários estão fechados.