Assembleia analisa projeto para evitar apreensão de veículos

Programa Veículo Legal Paranaense prevê a possibilidade de pagar os débitos no momento da abordagem, evitando a remoção.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) começou a analisar, nessa segunda-feira (26), o Projeto de Lei n.º 103/2024, de autoria do deputado estadual Gugu Bueno (PSD), que cria o programa Veículo Legal Paranaense.

Leia também:
Assembleia assina protocolo de intenções com província da Argentina

A proposta oferece a possibilidade de “o proprietário ou o condutor de veículo automotor, quando abordado em operações de fiscalização de trânsito, realizar o pagamento no ato da abordagem, por meio de sistema bancário eletrônico, de eventuais débitos e encargos financeiros existentes no prontuário do veículo”.

O objetivo é evitar a apreensão do automóvel em casos como dívidas da taxa de licenciamento, infrações de trânsito vencidas e atrasos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Na justificativa, o autor cita que “a remoção acaba elevando os custos para regularização, pois o proprietário precisa arcar com os valores do guincho e das diárias da guarda do veículo”.

Se aprovado em plenário em todas as votações correspondentes, o projeto de lei seguirá para a sanção do governador. As sessões na ALEP podem ser acompanhadas, ao vivo, no canal da TV Assembleia no YouTube.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.